Pular para o conteúdo

Correção de mordida cruzada na infância com Dra. Lícia – Ápex Odontologia CRO 61423

Hoje nós vamos falar sobre correção da mordida na primeira infância.

Olá, eu sou Dr. Lícia, ortodontista e periodontista da Ápex Odontologia. Hoje vamos falar sobre a correção da mordida na primeira infância.

É muito comum as pessoas perguntarem quando precisam fazer uma avaliação com a ortodontista para ver se o filho precisa de aparelho. Na verdade, o ideal é o seu filho estar tendo um acompanhamento com o odontopediatra e ele avaliará se precisa ir para uma avaliação ortodôntica ou não.

O uso de aparelho, geralmente por volta dos 5 ou 6 anos nós fazemos a avaliação para ver se precisa do aparelho ou não.

A primeira correção que geralmente é feita e de extrema importância que seja feita após ser detectada é a mordida cruzada.

Na mordida, os dentes de cima precisam abraçar os dentes de baixo. Não é assim, é assim. Os de cima da maxila abraçam os da mandíbula. Quando isso inverte totalmente ou parcialmente, você precisa corrigir, mesmo se a criança tem 3 ou 4 anos.

Muitas vezes o odontopediatra faz as pestinhas quando a criança é bem pequena, nos seus 3 ou 4 anos. Quando não foi feita nesse momento e a mordida manteve-se cruzada, por volta dos 5 ou 6 anos a gente avalia se a criança tem maturidade e entramos com o aparelho.

O aparelho pode ser fixo ou móvel, depende do caso. Quando é um descruzamento importante, geralmente é utilizado o fixo cimentado nos dentes da criança e fará a correção de mordida em 6 meses, você põe, ativa e tira o aparelho. Caso seja móvel, ficará por um período mais longo e depende do uso do aparelho. A dificuldade do móvel é a criança atingir a maturidade para usar o aparelho o tempo inteiro. Às vezes, temos dificuldade no móvel com 6 ou 7 anos porque a criança é muito pequena.

No fixo fica porque vai descruzar a mordida e resolver, o móvel depende da criança e dos pais ajudando no uso do aparelho.

Qual é a importância? Se nós deixarmos a mordida errada de crianças em situações que interferem no desenvolvimento ósseo e muscular, a criança vai crescer com a musculatura toda alterada porque ao invés da mordida estar aqui, ela está torta. Isso altera toda a parte muscular, podendo gerar problemas na fala e respiração, precisando associar o otorrino, a fonoaudióloga com o tratamento ortodôntico para que essa criança tenha um desenvolvimento ósseo muscular correto, respiração adequada e tenha o dia a dia sem interferência, porque pode acontecer de tirar o foco da criança na escola, respiração inadequada e tudo isso tem relação, por isso que a correção da mordida na primeira infância é tão importante e se precisar começar com 5, 6 ou 7 anos é importante que ela comece. Procure orientação de um profissional.

Fonte: Mordida cruzada: correção na primeira infância | Dra. Lícia – CRO 61423 – Ápex Odontologia por Ápex Odontologia