Pular para o conteúdo

Convulsão: Saiba o que fazer em casos de emergência | Drauzio Comenta #20 com as melhores práticas de SEO.


Olá amigos do YouTube! Hoje eu vou responder uma pergunta que recebi pelo Instagram, mas normalmente elas chegam pelo Facebook ou até mesmo pelo próprio YouTube. A pergunta é: é verdade que a língua fica rosa quando alguém está tendo uma convulsão?
Bem, na verdade não é verdade. A cor da língua não tem relação com uma convulsão. O que pode acontecer é a pessoa morder a língua durante uma convulsão, o que pode fazer com que ela fique vermelha ou roxa. Mas a cor da língua não é um indicador direto de uma convulsão.
Agora vamos para a próxima pergunta: por que não devemos encostar na língua de uma pessoa que está tendo convulsões? Já ouvi muito que ela pode engolir a língua e que o certo é impedir, mas me disseram que isso é errado.
Essa é uma informação muito importante, porque ninguém está livre de presenciar uma situação como essa em qualquer ambiente. Se você ver uma pessoa que de repente cai e começa a se debater em convulsão, imediatamente as pessoas tentam proteger a língua. Alguns colocam a mão na boca puxando, outros puxam a mandíbula para baixo. Porém, esses procedimentos são absolutamente errados.
Primeiro porque não existe risco nenhum de engolir a língua. A língua presa na boca não vai acontecer. Segundo, o pior que pode acontecer é a pessoa morder a língua. Neste caso, a língua pode sangrar e doer, mas não é nada grave. A língua cicatriza depressa. Por outro lado, colocar lápis, colher e outros objetos na boca pode fazer a pessoa morder e quebrar dentes, além de ferir as gengivas e a língua de uma forma muito mais grave.
Então, o que fazer para atender alguém que teve uma convulsão? É muito fácil. Primeiro, tire todos os objetos de perto, pois se a pessoa está se debatendo, pode derrubar ou se machucar. Afaste cadeiras, mesas e todos os objetos e deixe a pessoa tranquila. Segundo, deixe-a de lado. Vire o rosto da pessoa para o lado, porque se ela vomitar de barriga para cima, pode ser que ela aspire o vômito. Esse é o único cuidado que deve ser tomado. Vire o rosto de lado e espere a convulsão acabar.
As convulsões são condições autolimitadas, duram segundos ou, no máximo, um minuto. Depois a pessoa fica sonolenta. Se a língua foi mordida, não se preocupe em colocar nada na boca e nem faça nada, apenas vire o rosto de lado e deixe a pessoa descansar. Além disso, é importante lembrar que se a febre estiver alta (acima de 39 graus), deve-se tomar um antitérmico, pois a febre muito alta pode provocar outros problemas. Em crianças pequenas, pode até causar convulsões.
Fonte: O que fazer em casos de convulsão | Drauzio Comenta #20 por Drauzio Varella