Pular para o conteúdo

Controle do açúcar no sangue: o impacto do feijão na diabetes.

Olá! Tudo bom?

Hoje, eu vou falar sobre a relação entre o consumo do feijão e nosso açúcar do sangue, o diabetes. Será que o feijão é indicado ou não para quem vive com diabetes? Quais cuidados devemos ter ao consumi-lo? E qual é a melhor maneira de consumi-lo para melhorar os resultados?

Você vai adorar esse vídeo, então fique até o final. Se você adora dicas de nutrição, saúde e boa forma, inscreva-se no canal e ative o sino para receber as notificações. Eu posto novos vídeos todos os dias e você vai amar, com certeza. Aproveite e siga-me no Instagram também, onde eu compartilho mais vídeos, dicas e novidades. Meu nome é Patricia Leite, igual aqui no canal.

Consumo de Feijão e Diabetes

Vamos começar falando sobre a relação entre o consumo de feijão e o açúcar do sangue. Como o feijão impacta o açúcar do sangue e como consumi-lo para quem vive com diabetes?

Muitas pessoas ainda acreditam que o feijão é pesado e tem muito carboidrato, o que não é indicado para quem vive com diabetes. Mas isso não é verdade. O feijão, apesar de ter carboidratos, também contém uma grande quantidade de proteína e fibras solúveis, que são excelentes para diminuir os níveis de açúcar do sangue.

Além disso, o feijão tem uma capacidade interessante de diminuir a carga glicêmica da refeição na qual é inserido. Por isso, muitas pessoas o consideram mais interessante do que o arroz, mesmo que seja o arroz integral. O feijão vai ter um impacto menor na glicemia, ajudando a controlar melhor os níveis de açúcar do sangue.

Também vale ressaltar que, por conter fibras solúveis, o feijão vai absorver água e conferir mais saciedade, melhorando o trânsito intestinal e o bom funcionamento gastrointestinal. Além disso, o feijão é uma excelente fonte de proteína vegetal e muitas pessoas com diabetes buscam fontes alternativas de proteína também para conseguir atingir esse objetivo.

Então, podemos concluir que o feijão é indicado para quem vive com diabetes e pode ser consumido em quantidades moderadas em qualquer refeição, desde que seja contabilizado como fonte de carboidrato. Também é importante prepará-lo sem carnes processadas ou gorduras saturadas.

Como Preparar um Bom Feijão?

Para preparar um bom feijão, você deve deixá-lo de molho antes de cozinhar e depois cozinhá-lo na pressão. Depois de cozido, refogue-o com um pouco de azeite, alho, cebola, louro, gengibre e sal. Evite acrescentar carnes ou linguiças, pois isso pode aumentar a quantidade de calorias, gorduras e carboidratos.

É importante, também, evitar complementá-lo com outros alimentos ricos em carboidratos, como farofa ou farinha. Em vez disso, consuma-o com uma proteína magra, legumes e vegetais para equilibrar a refeição.

Varie as Leguminosas

Lembre-se de que o feijão pertence à família das leguminosas e outras opções também trazem benefícios para a saúde. Varie sua alimentação com lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja. Complemente sua proteína com esses alimentos e desfrute de todos os benefícios que eles podem oferecer.

Gostou desse vídeo? Curta e compartilhe com quem precisa. Deixe seu comentário aqui embaixo e sugira outros alimentos que você queria saber o impacto do açúcar do sangue. Também não deixe de conferir outras playlists aqui no canal sobre o assunto. Se você precisa controlar melhor o açúcar do sangue, vale a pena assistir.

Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sino para receber as notificações. Até a próxima!

Fonte: FEIJÃO, DIABETES e AÇÚCAR NO SANGUE – O que você PRECISA SABER! por Nutricionista Patricia Leite