Pular para o conteúdo

Conheça os principais sintomas da Sífilis

Olá pessoal! Tudo bem?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a sífilis e que ela é uma doença sexualmente transmissível. Mas você sabe quais os sintomas e sinais que ela dá? O número de casos aqui no Brasil vem aumentando de um jeito muito preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados cerca de 64 mil casos de sífilis no Brasil só no primeiro semestre de 2021. Por esse e outros motivos, é tão importante que você saiba identificar para poder se prevenir e procurar ajuda médica. Vem conferir comigo os principais sinais e sintomas da sífilis!


O que é a sífilis?

Primeira coisa, pessoal: a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela é muito transmissível, a doença é antiga e já foi até considerado um castigo Divino pelos pecados que eram cometidos pela sociedade. Essa doença ganhou atenção e se alastrou lá na Europa no final do século 15, quero um período marcado pelas grandes navegações. Foram quase 500 anos que as pessoas sofreram, sofreram medo, foram boatos até as pesquisas descobrirem a cura para essa doença para simples hoje. Ela tem cura e o tratamento é garantido pelo SUS, mas ela continua sendo considerada um problema de saúde pública. Somente em 2019, foram registrados 152 mil casos novos dessa doença de corrida no Brasil.

Quais os sinais e sintomas?

A sífilis pode apresentar várias manifestações clínicas e é diferente em cada estágio da doença.

  • Sífilis primária: pode apresentar uma erosão, uma úlcera no local da entrada da bactéria. Pode ser na região genital feminino ou na região genital masculina e até na boca. É chamada de cancro duro. Essa lesão, pessoal, ela é única, não dói, não coça e ela pode estar acompanhada pelos caroços, as ínguas, que aparecem lá na virilha. Ela aparece entre 10 e 90 dias após o contágio e pode durar de duas a seis semanas.
  • Sífilis secundária: os sinais e sintomas surgem entre seis semanas e seis meses após a infecção e duram mais ou menos de um mês a três meses. Nessa fase pode surgir manchas em todo o corpo e manchas nas mãos e nos pés. Elas geralmente não coçam. Também nesse período pode surgir as linfonodos pelo corpo, mal-estar e dor de cabeça.
  • Sífilis latente: é quando a doença não apresenta sintomas visíveis, mas permanece no corpo.
  • Sífilis terciária: essa forma pode surgir entre um e quarenta anos após o início da doença. Pode apresentar vários sinais e sintomas, como lesões de pele, problemas cardiovasculares, neurológicos e osteoarticulares.

Prevenção, identificação e tratamento

Quanto antes a sífilis for diagnosticada, menores vão ser as chances de virar aquelas sequelas graves que essa doença pode dar. É muito importante prevenir, testar e tratar a sífilis. O diagnóstico pode ser feito através de exame de teste rápido ou de sangue para confirmar se você tem a doença ou não. O tratamento é com antibiótico que vai ser prescrito pelo médico. É importante tratar o parceiro também, porque os dois devem ficar livres dessa doença. Não adianta tratar só você, tem que tratar o parceiro também.

Além disso, ambos devem usar o antibiótico e você precisa de um acompanhamento adequado durante toda a gestação por meio do pré-natal. No caso da sífilis congênita, o bebê precisa de exames para avaliar se ele está contaminado ou não, principalmente se a gestante foi diagnosticada com a doença.

Para prevenir a sífilis é importante também usar corretamente o preservativo em todas as relações, pois é a forma mais eficaz de prevenir a doença.

Conclusão

A sífilis é uma doença que pode ser evitada e tratada, mas é importante a conscientização da população para evitar o aumento do número de casos. Por isso, compartilhe essas informações com amigos e familiares, para que mais pessoas possam se prevenir e ter um tratamento adequado.


Fonte: Quais os sintomas da Sífilis? por Dr. Roberto Yano