Pular para o conteúdo

Conheça os melhores tratamentos para hérnia abdominal

Cirurgia de Hérnia

O Dr. Gilberto realiza cirurgias de hérnia com frequência. Todos os anos, cerca de 20 milhões de pessoas passam por esse tipo de cirurgia em todo o mundo.

No passado, a técnica era de juntar tecido com tecido, mas com os estudos descobriu-se a doença do colágeno presente nos pacientes com hérnia. Foi desenvolvido um produto chamado tela, feito de polipropileno, que faz um reforço na região afetada. Hoje, na maioria dos casos, a tela é utilizada, o que diminui as chances de recidiva e permite que o paciente retorne às atividades mais rapidamente.

Tipos de cirurgia

  • Cirurgia aberta: realizada nos anos finais e nas áreas regionais;
  • Técnica laparoscópica: realizada através de furinhos, com recuperação mais rápida e menos dor;
  • Técnica laparoscópica robótica: utilizada em casos mais complexos, com menos chance de complicações e baixa chance de recidiva.

Os pacientes geralmente têm medo de realizar a cirurgia, mas é importante lembrar que a recuperação é rápida e a chance de complicações é baixa. Além disso, é importante diminuir os custos físicos, parar de fumar e tentar perder peso antes da cirurgia.

O grande problema da hérnia é o encarceramento, quando a hérnia sai pelo orifício e pode causar problemas mais graves. A chance disso acontecer é em torno de 1,2% ao ano.

O tratamento pode ser realizado de forma simples e é importante operar para evitar possíveis restrições no futuro.

Código:

Fonte
Tratamentos para hérnia abdominal por Hospital Alemão Oswaldo Cruz