Pular para o conteúdo

Conheça mais sobre a Síndrome de Tourette e seus sintomas.

Distúrbio Neurológico – Síndrome da Siri Careca

Oi! Meu nome é Orlandis, tenho 17 anos e fui diagnosticada com a síndrome da siri careca. É um distúrbio neurológico caracterizado por alguns movimentos involuntários, como a conquista dos olhos, movimentos do pescoço e alguns gritos ou palavrões.

Para mim, existem outros movimentos mais complexos, como os das pernas e braços, porém, atualmente, não estou apresentando todos esses sintomas frequentemente. Só às vezes eu fico relaxada e os movimentos aparecem com mais força.

Também tenho a necessidade de falar palavrão ou dizer frases obscenas. E, quando eu faço isso, é só para aliviar buscando assim, controlar a síndrome, que pode ficar intensa e subir da cabeça até os braços, por exemplo. Às vezes, eu não consigo controlar e acabo falando palavrão na frente dos meus vizinhos no Zap, mas é necessário para que eu consiga ajudar a controlar a síndrome e evitar que meus olhos fiquem completamente fechados.

A síndrome da siri careca começou a aparecer em mim em março deste ano, quando soube que as escolas e academias fechariam por causa da pandemia. Comecei a sentir tiques no pescoço, movimentos involuntários dos olhos e da cabeça, até os movimentos das pernas e braços aparecerem. Fui ao neurologista e descobri que eu tinha a síndrome.

No meu caso, não é tão grave comparado com algumas pessoas que têm a síndrome de forma mais intensa, mas ainda afeta minha vida. Faço terapia e uso medicamentos para ajudar a controlar os sintomas. Além disso, eu amo desenhar, o que me ajuda a ficar ocupada e a relaxar.

Espero que esta explicação ajude a entender melhor sobre a síndrome da siri careca.

Fonte: Síndrome de Tourette por Alanis Caldas