Pular para o conteúdo

Conheça as DIIs: Doenças Inflamatórias Intestinais.

Doenças Inflamatórias do Intestino

Dores abdominais constantes, além de episódios de diarreia frequentes, constipação, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço, fraqueza e até mesmo aftas são alguns dos sintomas frequentes que pessoas com doenças inflamatórias intestinais podem enfrentar.

As doenças inflamatórias intestinais são um termo geral que engloba inflamações crônicas do trato digestivo que atingem mais de 5 milhões de pessoas no mundo inteiro, e no Brasil, 41% dos pacientes demoram em média 12 meses para receber o diagnóstico. As principais delas são a doença de Crohn, a retocolite ulcerativa.

A doença de Crohn é uma inflamação intestinal que pode afetar todo o sistema digestivo, desde a boca até o ânus. De forma menos comum, podem ocorrer manifestações no intestino, como nas articulações, nos olhos, na pele e na boca. Na doença de Crohn, todas as camadas da parede intestinal são comprometidas. Já a retocolite ulcerativa pode atingir partes ou todo o intestino grosso, chamado de cólon e o reto, com episódios recorrentes de inflamação. Nesse caso, a inflamação acomete principalmente a camada interna do intestino, chamada de mucosa. Assim como na doença de Crohn, a retocolite ulcerativa evolui com episódios recorrentes de inflamação.

Quando aparece, a inflamação da mucosa do intestino incha e fica irritada. A inflamação dificulta a absorção de água, gordura e nutrientes, pode causar dor na região abdominal, sangramentos e diarreia. Inflamação persistente pode causar complicação e até mesmo danos permanentes. Por isso, é muito importante buscar um especialista, que pode ser um gastroenterologista ou um colo proctologista, se você apresentar esses sintomas com frequência. O diagnóstico será feito principalmente através de exames físicos, laboratoriais e procedimentos endoscópicos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de evitar complicações graves dessas doenças, como a necessidade de cirurgias futuras.

As doenças inflamatórias do intestino são crônicas e por enquanto não têm cura definitiva. Então, é fundamental manter o acompanhamento e os cuidados. A busca pelo médico é muito importante, pois ele irá determinar a melhor opção terapêutica e os cuidados complementares que você deverá adotar. Além de tratar, o especialista existem também grupos de apoio de pacientes online, nos quais existe troca de informações e de dicas de cuidados do dia a dia para poder conviver melhor com a doença. Esses espaços de troca são fundamentais para uma vida mais saudável com doenças inflamatórias do intestino.

Com acompanhamento adequado, é possível reduzir a frequência das crises (esses períodos com maior manifestação dos sintomas) e assim, melhorar a qualidade de vida e evitar complicações a longo prazo.

Sintomas das Doenças Inflamatórias do Intestino

  • Dores abdominais constantes
  • Episódios de diarreia frequentes
  • Constipação
  • Sangramentos retais
  • Perda de peso repentina
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Aftas

Como Buscar Ajuda

Se você apresentar os sintomas acima com frequência, é importante buscar ajuda médica. Procure um gastroenterologista ou um colo proctologista para avaliação e diagnóstico.

Tratamentos e Cuidados

As doenças inflamatórias do intestino são crônicas e por enquanto não têm cura definitiva. O tratamento é feito para controlar os sintomas e evitar complicações. O especialista determinará a melhor opção terapêutica e os cuidados complementares que você deverá adotar. É importante manter o acompanhamento médico e seguir as orientações. Além disso, existem grupos de apoio de pacientes online, nos quais você pode trocar informações e dicas de cuidados do dia a dia.

Fonte
Você sabe o que são as DIIs (Doenças Inflamatórias Intestinais)? por Drauzio Varella