Pular para o conteúdo

Conheça as diferenças entre Colete Lombar e Cinta Lombar e saiba quando usar cada um.

Bem, eu vou falar um pouco sobre o uso do colete ou da cinta lombar. Então, basicamente, a maioria dos pacientes que acabam usando é por indicação do médico. O colete lombar, o colete de bota ou o colete de ponte rígido baixo é utilizado quando o paciente sofreu algum tipo de fratura na coluna. Muitas vezes, o paciente tem fratura osteoporótica e não tem compreensão medular importante em déficit neurológico. O próprio organismo acaba calcificando essas lesões. Então, nem sempre você tem uma fratura num bar principal. Principalmente em alguns casos, o mais comum é que ocorra trauma ou metástase de tumor que fragiliza aquela parte óssea.

Para esses casos, você vai precisar operar. Muitas vezes, acaba acompanhando esse paciente, esperando o próprio organismo classificar. Obviamente, o osso não vai voltar ao que era antes, mas muitas vezes isso vai melhorar com o tempo. Então, nem sempre que um paciente tem uma fratura ou bar você precisa operar. E nesses casos, o colete é utilizado. O médico vai analisar e, na grande maioria das vezes, apesar do colete ser mais rígido e evitar a movimentação para não agravar aquela fratura, não há compreensão do canal medular de raízes medulares. De um modo geral, o paciente se sente seguro.

Outra preocupação dos pacientes é se o colete prejudica. Eu sempre falo que é por um determinado momento. O uso corrente é aceito por muito tempo e acaba enfraquecendo a própria musculatura da coluna lombar. Então, o colete tem um papel importantíssimo. Cada vez mais a gente tem visto bons resultados com o tratamento conservador em alguns casos de fratura, em alguns casos de metástase. Quer dizer, se coloca o colete, o paciente faz radioterapia e acaba controlando a lesão. E também em alguns casos, como falei para você, em fraturas em massa, somente no idoso que já tem uma tropa, ou seja, esse é o papel do colete. Ele é muito importante seguir a orientação, mas por 12 semanas o médico pede um exame de controle para ver se está tudo calcificado direitinho.

Mas o mais importante é entender o funcionamento dele porque tem que usar. E de um modo geral, a depender do grau da fratura, o médico vai orientar. Vai ser o tempo inteiro. Não só consigo andar ou deitado. Dá para ficar sem. Você dá para relativizar é o uso. A depender do grau da complexidade da fratura nesse paciente.

Fonte: Colete Lombar ou Cinta Lombar – Quando usar? por Julio Pereira – Neurocirurgião

Marcações: