Pular para o conteúdo

Conheça a Tendinite: causas, sintomas e tratamentos com o Dr. Márcio Coelho (Especialista em Acidente de Trabalho)


Olá, dando continuidade à série de entrevistas com o doutor Matt Wiman, estamos aqui novamente. O doutor está à frente do escritório, tem apenas 70 anos, localizado na Líbero Badaró e trabalha com toda a parte de previdência, acidente de trabalho e também trabalhista. Doutor, tudo bem? É um prazer falar com você.
Para todos aqueles que nos assistem neste momento, temos informações que entendemos ser importante para você, trabalhador, que precisa da previdência, que teve um acidente no trabalho.
E vamos à pergunta então: É verdade como a pergunta da Maria no Rio de Janeiro, ela disse que já trabalha como caixa de supermercado e de uns tempos pra cá sente muitas dores no punho. O médico disse que isso é do trabalho, está relacionado ao trabalho dela e ela quer saber se isso é verdade.
Maria, como vai? A sua pergunta dá uma oportunidade para a gente discutir muito sobre doenças do trabalho, essa grande desconhecida para 12 trabalhadores em geral. Você, como caixa de supermercado, faz o que? Você pega a mercadoria que vê através do cliente, você passa na leitora, né, e passa para a sua mercadoria. Muitas delas estão desgastadas, principalmente em alimentos congelados, não aparece, e você vai lá digitar no caixa o código daquela mercadoria e passa próximo. Grandes dificuldades também com os sacos de ração de 5 quilos, fardos de refrigerantes e tudo mais, que é um grande peso que obriga a caixa do supermercado a passar na leitura essas mercadorias pesadas cotidianamente.
Quantas vezes, Maria, por dia você faz isso? Na minha área de beleza e assim como você, muitos outros caixas podem e se saiba que esse movimento repetitivo causa uma lesão, causa uma doença que atinge a mão. Pode ser aqui e pode ser na os dedos, pode ser no cotovelo, pode ser em outro. Tudo isso dependendo do tipo de serviço que você faz.
Mais comum entre os caixas é a tendinite, ela é curável. O problema é que há um trabalhador que sente aquela dorzinha e prossegue trabalhando até porque ainda não percebeu que essa dorzinha está ligada ao trabalho que ele fazia. E vai-vai doendo, vai piorando o panorama, e toma um analgésico até que chega um momento em que não consegue mais. A pessoa então paralisa o trabalho, é despedida ou então pede o auxílio-doença para se tratar. Algumas vezes, como cirurgia, na volta, a pessoa volta com aquele tipo de atividade, o que tende de novo a surgir a tendinite porque a pessoa volta a fazer os mesmos movimentos que fazia antes e até mais vezes.
E aí, Maria, o importante é que se você está com tendinite já faz algum tempo em razão até pela qual você me mandou essa pergunta, é que você tem o direito de receber o auxílio acidente. Como já disse, o auxílio-acidente é um benefício mensal pago ao trabalhador pelo INSS mês a mês e que corresponde, grosso modo, à metade de seu salário. A diferença é que você pode trabalhar em outro emprego, em outro lugar, no Ibama, com carteira registrada. Será que ela está registrada? Pouco importa. Só que no final de cada mês, além do seu salário, você vai receber o auxílio-acidente não por um, por dois, por três, a quatro, cinco meses, mas vai receber o auxílio-acidente até o dia da sua aposentadoria.
Isso, Maria, na maioria das vezes, caixa, é uma pessoa que tem o direito de receber o benefício do INSS pelos próximos 25 anos, até o dia da sua aposentadoria. Não é uma coisa desprezível, é uma coisa importante e é um direito que você tem. Infelizmente, a grande maioria dos casos o INSS não consegue anegativa de concessão e não é esclarecida ao trabalhador que sequer sabe que não tem direito e dever que recebia um auxílio-acidente. Fica por isso mesmo.
Então, é importantíssima essa informação. Pessoal, se vocês têm tendinite, feito problema que ela teve alta do INSS e nada lhe concedeu, busque o advogado especializado na área de acidentes do trabalho que você tem direito a entrar com o processo e resgatar o auxílio-acidente que muitos de vocês que me assiste neste momento têm direito.
Excelente explicação do doutor Maria para você e para todos que assistem. Compartilhe esse vídeo. É importante que mais pessoas tenham acesso a essa informação. Obrigado, doutor. Eu é que agradeço a oportunidade a mais.
Fonte: Dr. Márcio Coelho explica sobre Tendinite. (Acidente de Trabalho) por Dr Marcio Coelho