Pular para o conteúdo

Conheça a alimentação adequada para pacientes com Doença Inflamatória Intestinal.

Dieta nas doenças inflamatórias intestinais

Olá pessoal, aqui é a nutricionista Aquino, EAD. Hoje vou falar para vocês sobre a dieta nas doenças inflamatórias intestinais.

As dietas da doença inflamatória intestinal são bastante diversas e dependem de cada paciente e de cada momento da doença. Quando o paciente está em remissão da doença, ou seja, quando ele está bem e não tem atividade inflamatória, ele deve seguir uma dieta saudável e pode comer de tudo, como frutas e verduras que normalmente são evitadas em outros cenários. Porém, ele deve ter um cuidado especial com a dieta para consumir alimentos adequados. Deve-se consumir no mínimo cinco porções de frutas e verduras por dia e evitar carnes vermelhas, principalmente as processadas, como linguiça, bacon, salame, mortadela e presunto, porque essas carnes, em geral, estão associadas a um retorno da atividade da doença. É importante fugir de alimentos industrializados de uma forma geral, pois eles têm vários componentes que muitas vezes podem levar à ativação da doença. A dica para comprar no supermercado é escolher aqueles mais simples e naturais e menos processados. Olhem os ingredientes e, quando a lista for muito grande e tiver muitos itens que vocês não conhecem, optem por um alimento mais simples.

Já quando o paciente está com a doença ativa, principalmente se tem dor e diarreia, a recomendação é que se faça uma dieta sem resíduos. Essa dieta sem resíduos é, normalmente, sem muitas fibras e sem grandes aparentes, então não deve consumir alimentos integrais, linhaça, gergelim, muitas frutas e frutas com casca. Feijão também não deve ser consumido e o paciente deve ser tratado adequadamente. Existem várias outras indicações e várias outras situações que devem ser observadas, tanto na remissão quanto na doença ativa, e por isso você deve procurar um nutricionista.

Fonte: Alimentação para pacientes com Doença Inflamatória Intestinal por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo