Pular para o conteúdo

Compreendendo o Autismo e a Síndrome X Frágil.

Olá, no quinto vídeo desta semana de conscientização das 108 x frágil no Rio de Janeiro, hoje vamos falar sobre o otimismo e a síndrome do x frágil. Qual é a diferença entre os dois? Primeiro de tudo, a síndrome do x frágil tem um exame de sangue para descobri-la. O autismo não é o nome desse exame – é um teste molecular de DNA.

Este exame dá 100% de certeza se é síndrome do x frágil ou não. Existe outro exame que pode dar um falso positivo ou um falso negativo – o nome deste exame é cariótipo. Eu não aconselho fazer este exame antes de fazer o de DNA, que tem 100% de precisão.

De acordo com estudos, de 2 a 6% dos autistas têm síndrome do x frágil. Então, se possível, se você tem um diagnóstico de autismo e seu médico pediu o exame do x frágil, faça-o, porque é comum haver dúvida se é x frágil com autismo ou só autismo.

O x frágil é muito confundido com autismo por causa dos sintomas comportamentais, como a hipersensibilidade, as manias repetitivas e a interação social muito parecida. No entanto, um ponto importante é que isso não quer dizer que quando há a síndrome do x frágil, há também autismo. Quando uma criança tem os dois, ela tem uma deficiência maior. A síndrome do x frágil traz uma deficiência intelectual mais grave do que o autismo individualmente. Embora o autismo possa ser tratado através de tratamentos, o x frágil, mesmo leve, traz uma deficiência intelectual.

Muito obrigado e fica com Deus! Tchau!

Fonte: AUTISMO E SÍNDROME X FRÁGIL por Diário de Um X Frágil