Pular para o conteúdo

Como tratar o derrame articular no quadril


Olá! Saudações a todos.
Meu nome é Israel, sou médico radiologista e neste vídeo para estudantes e profissionais da área de saúde, vamos conversar sobre manifestações de derrame articular no quadril que podem ser suspeitadas pela radiografia simples.
Antes de mostrar a imagem, vamos fazer uma breve revisão anatômica em nosso conhecido cadáver virtual. Observe as articulações coxofemorais, temos aqui a cabeça do fêmur e o acetábulo de um lado e do outro. Vamos focar neste lado aqui e observe que a articulação está aqui. Isso aqui é a cápsula articular, você tem o osso ou labro, a cartilagem e aqui temos a cápsula articular. Essa espessa faixa de tecido conjuntivo é a cápsula articular que fica entre a cápsula articular e o osso. É o espaço articular que vai acumular líquido no caso de derrame articular.
Observe que logo por fora você tem a musculatura glúteos e entre a cápsula articular e a musculatura glúteos você tem uma fina camada de tecido adiposo que é esse amarelo mais clarinho. Alguns pacientes têm mais, outros têm menos. Essa fina camada de tecido adiposo que separa a cápsula da musculatura, ocasionalmente, pode ser identificada na radiografia simples.
E observe que ela é reta ou côncava. Entretanto, se você imaginar que o derrame articular vai preencher a cavidade articular e vai abaulá-la aqui, a cápsula articular lateralmente. Consequentemente, essa fina camada de tecido adiposo que separa a cápsula da musculatura, em vez de ficar retificada, ela vai ficar convexa porque a cápsula vai estar abaulada aqui. Vai dar uma convexidade.
Com esse conhecimento em mente, vamos ver as imagens.
Observe aqui uma radiografia normal do quadril. Nós temos aqui o acetábulo, a cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter menor, trocanter maior, região intertrocantérica e aqui vamos às partes moles, a musculatura glútea e aqui, essa fina faixa mais escura é gordura entre a musculatura glútea e a cápsula articular que fica aqui. Às vezes, ela é reta. Esse aqui é um quadril normal. Ela é reta ou ligeiramente côncava aqui, ligeiramente para dentro.
Agora, observe este caso. Veja deste lado e deste lado, você observa aqui, o abaulamento que acontece nessa linha de tecido adiposo. Então aqui está abaulado, está convexo. Por quê? Porque tem derrame articular bilateral neste caso, que empurra a cápsula articular, e a cápsula articular empurra gordura, então forma essa linha abaulada convexa. Esse é um sinal que sugere a presença de derrame articular bilateral.
Lógico que os exames mais sensíveis nesse caso seriam a ultrassom e a ressonância magnética. A ultrassom é um exame simples de fazer, rápido, você faz à beira do leito, não tem nenhum problema, um custo baixo e você vê nitidamente o derrame articular. Se fizer a ressonância magnética é melhor ainda porque você vê o derrame, a cápsula articular, o tecido e a estrutura óssea. Ver se tem alguma outra alteração. Entretanto, com esse sinal, você consegue suspeitar da presença de derrame articular com uma radiografia simples.
Obrigado por assistir e até o próximo!
Fonte: Derrame articular no quadril por Jezreel