Pular para o conteúdo

Como tratar Infecção Urinária persistente: dicas e cuidados.


Olá pessoal, meu nome é Dr. Marcelo Werneck e hoje vamos falar sobre um tema que é um tabu para muitas pessoas: a infecção urinária de repetição.
Esta é aquela infecção urinária que a pessoa trata e logo depois ela tem uma nova infecção, ou mantém a infecção e ela não se resolve. Para identificar a causa, é preciso tomar alguns cuidados antes.
A principal causa seria por contaminação através da uretra, e é exatamente por isso que é mais comum nas mulheres. A uretra nas mulheres é bem curtinha, diferente dos homens que contêm trajeto mais longo. A uretra feminina está mais próxima da região da vagina e do ânus, e é mais contaminada, favorecendo a infecção urinária.
Então, os principais cuidados que devemos ter é sempre limpar a região do ânus na direção posterior, lavar e secar com cuidado a região perineal, manter uma higiene perineal bem intensa e um cuidado ali bem intenso para que não haja contaminação da região. Outro cuidado que deve ser tomado é a mulher sempre tentar urinar após as relações sexuais. Com isso, lava a uretra.
Durante o ato sexual, ocorrem pequenos traumas, além da região da uretra, que podem propiciar a implantação de bactérias e infecção urinária. Outra questão que deve ser levada em conta é que as mulheres que fazem a prática do sexo anal devem evitar o sexo vaginal após, porque o pênis vai estar contaminado e vai levar a bactéria para aquela região, propiciando uma infecção urinária.
No caso dos homens que têm infecção urinária, a gente sempre tem que pesquisar a causa. Normalmente têm algum fator associado. Por exemplo, homens que fazem sexo anal estão contaminando a uretra e propiciando infecção urinária. Além disso, existem outras causas de infecção urinária de repetição, como cálculos que podem manter ali um local onde as bactérias ficam alojadas, processos inflamatórios da bexiga e da uretra e fatores obstrutivos que impedem a drenagem eficaz da urina. Para as mulheres, outros tipos de problema da região pélvica.
E, por fim, uma causa de infecção urinária de repetição são as fístulas. Fístula é uma comunicação de uma região com outra. Então, uma fístula do intestino para a bexiga ou para a uretra vai manter uma infecção que nunca se resolve.
As infecções urinárias de repetição a gente tem que pesquisar a causa. Pode ser que a gente não encontre. Aí a gente vai ter que tratar repetidas vezes com medicações para ajudar no controle disso, mas em geral, se a gente achar a causa, a gente vai tratar de forma direcionada e resolver.
Espero que tenham gostado das informações e lembrem-se sempre de tomar os cuidados necessários para prevenir a infecção urinária de repetição.
Aproveite também para se inscrever no canal e ficar por dentro de mais conteúdos interessantes!
Fonte: Infecção Urinária não resolve. O que fazer? por Dr. Marcelo Werneck