Pular para o conteúdo

Como tratar estomatite infantil: causas, sintomas e prevenção.

E aí Música, a estomatite infantil o que acontece com a criança e como cuidar. Muitas mamães confundem os sintomas da estomatite com a doença de mão pé e boca, mas elas são diferentes e causam reações diferentes nas crianças. Mas, por conta das idas na boca, algumas mães acham que é uma coisa e no final acaba sendo outra. Já temos um conteúdo no filme explicando sobre a doença de mão pé e boca e hoje vamos falar sobre a estomatite.

Mas, o que é estomatite infantil? A estomatite é uma infecção que ocorre na mucosa da boca, aquela parede de tecido que reveste nossa boca por dentro. Estamos falando de um problema que causa bolhas e aftas dentro da boca, na língua, na garganta e até na gengiva. Essa infecção é causada pelo vírus da herpes simples do tipo 1 e é muito comum em crianças pequenas até seis anos de idade.

Os sintomas da estomatite são: aftas na boca ou inflamação das gengivas e língua, língua inchada e vermelha com hálito muito forte, dor na boca e dificuldade para engolir, febre alta até 40 graus, ferida nos lábios, falta de apetite, sede, inchaço nas amígdalas, muita salivação, a criança fica bastante irritada. Esses sintomas podem surgir ao mesmo tempo e a criança sofre bastante. A estomatite tem um foco de ação somente na boca da criança, por isso é diferente da mão-pé-boca, que aparece nas mãos, nos pés e também no corpo.

Normalmente, a estomatite dura cerca de 15 dias, mas a primeira semana da infecção é a pior. Quando as aftas começam a secar, as dores vão diminuir, mas como as crianças não conseguem comer direito, elas ficam muito sentidas e debilitadas. E também não podemos esquecer que a estomatite dói. Se você pensar que quando nós adultos temos uma afta na língua que já dói e incomoda pra caramba, imaginem a sua boca, a sua língua e a sua garganta e a sua gengiva cheia de afta é de matar, né? E como se pega a estomatite, você sabe? Como todos os vírus, ele pode ser transmitido por contato físico, espirros, tosse, objetos, seja de crianças ou adultos infectados.

E como se trata a estomatite? Você vai precisar de ajuda do seu pediatra, porque ele vai receitar algum remedinho para controlar a febre, o vírus e aliviar os sintomas doloridos das aftas. Mas, você precisa ter uma atenção redobrada com a higiene bucal do seu filho. Sempre limpe a boca da criança com gás e água filtrada gelada, que alivia a dor nas aftas. A Manu, além de paracetamol, ela também usou o sol viral, que ajudou muito a cicatrizar as feridas na boquinha dela, mas fale com o seu médico, pode ficar da criança de um jeito feito. No caso da Manu, a estomatite dela foi bem mais leve do que a mão-pé-boca, e em 7 dias, tudo estava melhor e as aftas já estavam mais secas após o uso dosobreol, mas gente, é muito importante ajudar a criança nessa fase, porque as crianças não querem comer nem beber nada de líquido, porque tudo dói. Então, temos que ficar atentos para que as crianças não fiquem desidratadas. Quando o bebê que mama no peito pega a estomatite, também é um problema, porque ele não consegue mamar. Então, seja de bebê pequeno ou de criancinha maior, os problemas são menores.

Então, vamos às dicas de como alimentar o bebê ou a criança com estomatite:

  • Evitar alimentos ácidos, como laranja, kiwi ou abacaxi;
  • Beber líquidos frios, como suco de fruta, melão;
  • Ingerir alimentos pastosos ou líquidos, como sopas e purê;
  • Preferir alimentos gelados, como sorvete e gelatina.

Essas recomendações ajudam a reduzir a dor ao engolir. A gente de verdade, depois que a Manu teve estomatite, nunca mais ela quis comer um monte de coisa. Até lá ter estomatite, ela comia de tudo e mais um pouco. Não era uma benção de Deus, mas como durante ela só comeu coisa mole, sorvete e coisas desse tipo, depois que o tomate desapareceu, foi só show de horror, de verdade. Até hoje, sofro com c-flex da estomatite na alimentação da Manu, mas na época, não tinha muito o que fazer, ela comeu o que deu, judiação. Mas, resolvi ir contar esses detalhes, porque isso também pode acontecer na sua casa. Eu espero que não, mas saiba que eu também passei por isso. Espero ter ajudado. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de curtir e deixar seus comentários.

Fonte: ESTOMATITE INFANTIL por Mamãe pergunta pra Nati