Pular para o conteúdo

Como tratar dor no joelho: uso e prescrição de joelheiras.

E aí, joelheira: quando usar uma joelheira e quando não usar? Qual o tipo ideal? Essa é a dica de hoje que eu quero dar a todos vocês.

Muita gente me pergunta, muitos pacientes: “E aí, doutor, devo usar joelheira ou não?”

Eu vou indicar joelheira para pacientes que têm artrose de joelho, pacientes que têm dor femoropatelar (aquela dor na frente do joelho) e que está associada a condromalácia patelar, pessoas que têm tendinopatia da pata de ganso (que é uma dor medial), tendinites ao redor do joelho.

Qual é o objetivo da joelheira? Em primeiro lugar, a joelheira que eu indico é uma joelheira simples, lisa. Ela não pode ter a bolinha na frente, o buraquinho na frente, ou pode ser assim de malha lisa, nada de arte, nada de ferro, nada de coisas mirabolantes de velcro. A mais simples que tiver o joelho, e essa joelheira deve entrar no joelho o mais apertado possível, desde que não fique desconfortável, desde que não prenda a circulação.

Obviamente, a joelheira tem como principal função pegar esse osso aqui, o osso da frente à patela, e apertar contra a própria, porque quando eu tenho essa pressão na frente da patela, a área de contato da patela com a tróclea aumenta. Esse aumento da área de contato diminui a pressão. Pressão é igual a força sobre a área. Se aumentar a área de contato, a pressão diminui. A cartilagem vai sofrer menos, o osso subcondral vai sofrer menos, vai aliviar a dor. Além disso, se você tiver tendinite ou tendinopatia ao redor do joelho, a joelheira vai ajudar a tirar a pressão insercional desses tendões.

Eu tenho um trabalho publicado no Brazilian Journal of Rheumatology há alguns anos onde eu mostrei que pacientes com artrose se beneficiam muito de um recurso tão simples como esse. Obviamente, ele não vai fazer o tratamento sozinho. É um coadjuvante até para aliviar a dor, aliviar o desconforto, evitar que você fique sentindo dor e tomando anti-inflamatórios e analgésicos.

Mas muitas vezes, a dor é mecânica. E, portanto, deve-se utilizar a joelheira. A evidência para isso é a joelheira mais simples, mas ela não pode ter a bolinha na frente. Se você me prescreve ou recebe a prescrição de usar uma joelheira com uma bolinha na frente, ela vai apertar tudo que não precisa, menos onde precisa, que é aumentar a área de contato da patela com a tróclea.

Mais uma dica aí para vocês. Espero que tenham gostado. Coisa simples, mas que pode ajudar bastante a viver um pouco mais confortável. Claro que um bom trabalho de fortalecimento, de equilíbrio biomecânico também ajuda muito.

Fonte: Você usa ou prescreve joelheira para dor no joelho? por Thiago Fukuda

Marcações: