Pular para o conteúdo

Como tratar alergias de pele: sintomas, causas e tratamentos.


As alergias de pele são respostas inflamatórias que podem causar coceira, vermelhidão e muitos outros sintomas. Eu comecei a ter alergia de pele desde criança e o primeiro sinal que eu sei que o meu corpo reage é a coceira. Depois que você começa a coçar, acontece em seguida o aparecimento de feridas na sua pele, e a ferida, por ser uma informação, ela desperta mais vontade de coçar. Isso eu fui descobrindo ao longo do tempo nas consultas médicas com alergologista. Os testes de alergia, como o teste de contato que temos que fazer no braço ou nas costas, foram fundamentais para saber exatamente o que é que o nosso corpo entende como inimigo – o famoso alérgeno.
O primeiro teste, ou teste de cultura, é uma das formas de detectar quais são os fatores alérgenos. Ele é bem simples, e a única orientação é que você não pode estar tomando nenhum antialérgico nem corticoide, pois isso pode falsear o resultado e ele pode vir negativo. Não tem idade mínima para se fazer essa técnica. Basicamente, o paciente traz a história dele e baseado nisso, o médico coloca os alérgenos que podem servir. Alguns alérgenos mais comuns são a poeira, que normalmente afeta a rinite; as surticárias, e, normalmente, se tiver relação com alergia alimentar, a gente faz os testes nos principais alimentos, como peixe, camarão, leite, castanha, amendoim, entre outros, que são os principais alérgenos.
Depois, usa-se o extrato e faz-se uma cultura na pele, e aí, a gente tem o resultado. Aguarda mais ou menos 15 minutos e depois faz a leitura. Na maioria das vezes, as causas das alergias de pele podem estar relacionadas aos ácaros, animais, alimentos, plantas, medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos químicos, entre outros.
É importante lembrar que quanto mais hidratada a pele, menos ela vai coçar. Então, é preciso ter cuidados específicos com a pele, como manter uma boa hidratação, evitar o uso de sabonete e usar loções de limpeza com menos sabão na composição. É importante também evitar o uso de esponjas, pois elas tiram toda a proteção da pele. A água quente piora muito a coceira, então hoje em dia, é indicado tomar banho com uma água que você nem consegue definir se está muito quente ou muito fria – uma temperatura ambiente. O mercado tem desenvolvido diversos tipos de produtos para esse tipo de paciente, produtos que vão causar menos medo, irritação e alergias. Por isso, deve-se procurar por exemplo, tipo de hidratante para peles sensíveis ou sensibilizadas, hidratante sem a fragrância, porque a fragrância muitas vezes causa alergias.
As maquiagens também existem em diversos tipos no mercado, que são destinados a pessoas mais sensíveis e sensibilizadas a certos tipos de produtos, então realmente facilitou muito a vida dos pacientes. Os testes de contato devem ser evitados com corantes e hidratantes, sabonetes até perfume.
Eu acho importante falar às pessoas que às vezes subestimam a alergia, pois ela pode incomodar e prejudicar a qualidade de vida. As alergias de pele podem trazer um fator de comorbidade grande, pois os pacientes normalmente se coçam muito e fazem aquela lesão. Muitas vezes, as outras pessoas não entendem o que está acontecendo e acham que é contagioso. Então, o paciente acaba tendo dificuldade na socialização. É importante fazer esse acompanhamento para saber qual tipo de alergia e qual motivo está causando a alergia, para fazer um tratamento específico. Embora não haja uma cura completa, é possível controlar bem os sintomas e os pacientes conseguem viver normalmente.
*Música*
Fonte: Alergias de Pele por Farmácias Pague Menos