Pular para o conteúdo

Como se recuperar de uma lesão na clavícula: reabilitação pós-trauma.


Sejam bem-vindos a mais um vídeo sobre reabilitação pós-operatória de uma fratura de clavícula direita. No caso da paciente que estamos acompanhando, a cirurgia utilizou um fixador com placa e parafusos, e no primeiro dia de alimentação já podemos acompanhar o processo de recuperação.
É importante notar que a cirurgia deixou uma grande cicatriz de cerca de 10 centímetros e o fixador foi colocado na parte medial, pois a lesão ocorreu no terço medial da clavícula. Ainda há um edema e limitação de movimentos, especialmente na musculatura do trapézio e escaleno, que está contraída devido ao espasmo muscular causado pela lesão.
Nesse primeiro dia de reabilitação, a técnica utilizada foi a manipulação manual, já que as músicas estão em espasmo. Foram feitas cerca de 10 manipulações com a mão esquerda na nuca e com a mão direita no ombro direito, trabalhando na parte lateral direita. Em seguida, foram realizados exercícios de terapia manual na região do trapézio e escaleno.
Após essa primeira fase, foram utilizados recursos de eletroterapia, como o TENS para soltar um pouco mais a musculatura e o ultrassom para auxiliar na cicatrização das placas de fixação. Todo o processo de recuperação é gradativo, lento e objetivo, sendo importante trabalhar também a musculatura facial de forma cuidadosa e sensível.
Se você gostou desse vídeo, fique atento(a) para mais conteúdos de fisioterapia em nosso canal. Não se esqueça de se inscrever e clicar no sininho para receber as notificações de novos vídeos.
Fonte: Reabilitação pós-trauma de clavícula por Corpo & Mente