Pular para o conteúdo

Como prevenir úlceras de córnea ao usar lentes de contato

Eu tive uma úlcera de córnea, melhorei, mas agora gostaria de voltar a usar lentes novamente. Será que eu posso, doutora?

Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Cláudia Del Claro, oftalmologista e criei esse canal para você que usa lente de contato, para você que definitivamente quer aprender a usar lente de contato de maneira saudável. Pois é aqui que você terá as melhores dicas. Então, se você ainda não é inscrito, não perca tempo, inscreva-se agora mesmo e clique no Sininho. Porque toda semana são 3 vídeos novos para você!

Bom, eu não tenho uma bola de cristal aqui para saber se especificamente o seu caso é um caso favorável para voltar a usar as lentes de contato, mas eu vou falar de uma maneira geral. Sim, o paciente que teve uma úlcera de córnea leve, que não ficou com cicatrizes, que não ficou com sequelas graves na visão, sim, ele pode voltar a usar normalmente as lentes de contato. Mas a grande consideração que eu quero fazer nesse vídeo é uma complicação com as lentes de contato com uma infecção. Ela está sim ligada a hábitos de higiene inadequados, hábitos de cuidados inadequados com as suas lentes de contato. Então, o sinal de alerta deve estar despertado aí na sua mente se você teve uma úlcera de córnea e usa lente de contato. Sim, quase que 99,999% das chances desta infecção estar relacionada com o mau uso das lentes de contato, porque uma pessoa que usa as lentes corretamente, ela não tem esse tipo de complicação. Fazem 20 anos que eu sou oftalmologista e que eu adapto lentes de contato, e nestes 20 anos nunca aconteceu de um paciente ter tido uma complicação e a gente constatar realmente que ele tinha hábitos adequados. Nunca, nunca aconteceu, sempre estava relacionado com maus hábitos.

Para você entender melhor, escuta só essa história da minha paciente, mas antes de eu te contar, já vai me deixando muito, muito like para eu saber que você gostou desse assunto e para que esse vídeo atinja assim o maior número de pessoas e fica comigo até o final desse vídeo porque hoje você vai conhecer a campanha Setembro Safira.

No final do ano passado, eu atendi uma paciente que teve uma úlcera de córnea muito grave. Olha só como ficou o olho dela. Nossa, ela teve uma úlcera por pseudomonas, que é uma bactéria super agressiva para a córnea. Então, assim, o quadro dela, ela começou a se sentir mal na sexta-feira à noite. Começou a sentir um desconforto, no sábado ela já estava muito pior. No domingo de manhã, o olho dela estava desse jeito aqui, desse jeito que ela me mostrou a foto. Veja como é uma bactéria agressiva. Ela fez o tratamento em outro serviço, melhorou, cicatrizou, curou da úlcera, mas ela me procurou porque ela estava com uma cicatriz extensa na córnea, a córnea tinha ficado toda branca. E aí, eu fiz um tratamento para ela, clareou bastante essa cicatriz, e ela começou enxergar muito melhor. Não perfeitamente, mas começou a enxergar melhor e falou: “Doutora, eu quero voltar a usar as lentes de contato, eu posso?”

E aí, eu considerei com ela: “Bom, depende. Vamos pensar o que que você estava fazendo para ter provocado aquela infecção tão grave. Você dormia com as lentes? Não. Você tomava banho de chuveiro com a lente? Não. Você tomava banho de mar com a lente? Não. Você descartava a lente fora do prazo de validade? Também não. Manipulava as lentes com a mão suja? Também não. Fazia higiene do estojo todos os dias? Sim. Descartava, desprezava totalmente a solução multiuso todos os dias? Sim.”

Então, todos os cuidados, todos aqueles pilares que a gente sabe que são importantes para o uso da lente de contato, ela fazia, dizia que fazia tudo direitinho, e que ela não soube por que que ela teve aquela infecção tão grave. Então, eu repassei de novo os cuidados, eu falei: “Olha, então eu vou te dar uma lente de 30 dias, você vai usar, e depois você volta aqui para a gente ver como se sentiu, se o seu olho não irritou, se você gostou de usar novamente as lentes”. E aí, ela demorou bastante a voltar, ela voltou quatro meses depois e me falando: “A doutora, tá tudo bem, voltei a usar lente, estou me sentindo bem. Está tudo bem, não está me irritando, estou usando ainda as lentes.”

E aí, eu falei: “Mas você está ainda usando a lente de testes? A lente de teste já tem 4 meses.” E ela falou: “Ah, pois é que eu ia descartar em 30 dias, mas a lente ainda estava boa, eu fui usando, eu não consegui vir na consulta e tal.”

Gente, ou seja, sim, ela tinha e ficou comprovado. Estou contando essa história para você para entender que esse tipo de consideração deve ser feita em uma pessoa que já teve infecção e gostaria de voltar a usar. Se você quer voltar a usar a lente, você tem que ter consciência de todos os cuidados adequados para o uso da lente de contato, para que complicações assim não aconteçam. E esse, na realidade, é o propósito desta campanha, a campanha Setembro Safira, uma campanha de conscientização do bom uso das lentes de contato.

Além de uma campanha de conscientização, Setembro Safira é uma campanha educativa, é uma campanha que visa incutir em toda a população quais são os cuidados adequados com as lentes de contato e quais os riscos estão envolvidos se você não fizer isto, porque muitos pacientes que têm as complicações, às vezes desastrosas, que vão levar o transplante de córnea ou a perda do globo ocular, acabam dizendo e lamentando que não tinham a informação adequada. Então, é uma campanha muito importante.

Eu peço aqui a vocês que abracem essa causa, assim como eu abracei. Compartilhem esse vídeo para maior número de pessoas. E aí, na descrição desse vídeo, todos os contatos da campanha Setembro Safira, para que você siga, para que você aproveite também os conteúdos de lá, que estão excepcionais e que realmente vão te ajudar a usar lentes de contato de maneira saudável. Porque o lema da campanha é: Lente de contato, use bem para usar sempre. É isso que a gente quer. Usar bem, usar com segurança, usar com saúde para que você possa aproveitar todos os benefícios da lente e ver sempre o melhor da vida.

Gostou desse vídeo? Compartilhe agora mesmo com seus amigos para que mais e mais pessoas possam ter acesso a esta importante informação. Um grande beijo e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau!

Fonte: Úlcera de Córnea – Úlcera de Córnea e Lente de Contato por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista