Pular para o conteúdo

Como prevenir e tratar infecção urinária durante a gravidez – Gravidez Sem Mistérios EP040 com Camila Grillo


Infecção Urinária na Gestação: Sintomas, Tratamentos e Prevenção
Olá, meu nome é Camilla e estou na minha terceira gestação. Hoje, vou conversar com vocês sobre Infecção Urinária na Gestação.
A Infecção Urinária é muito comum em mulheres, geralmente entre 20 e 50 anos de idade, e na gestação, essa probabilidade aumenta muito. Durante a gravidez, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz com que a umidade vaginal aumente e facilite muito para as bactérias.
Por isso, na primeira consulta pré-natal, o médico passa um exame de urina para poder identificar se a gravidinha está ou não com infecção urinária. Mas muitas vezes, é só mesmo no exame de sangue que conseguimos ver, porque às vezes não tem tantos sintomas assim e pode ser confundido com os sintomas da gravidez.
Alguns dos sintomas podem ser confundidos com os sintomas da gravidez, como por exemplo a frequência de ir ao banheiro. Na Infecção Urinária, dá muita vontade de ir ao banheiro fazer xixi, mas geralmente, você faz pouco xixi e depois não fica aquela sensação de que tem mais chance de fazer, mas não tem e na gravidez, você faz xixi normalmente, porém com muita frequência.
Outros sintomas incluem ardência na hora de urinar, a cor da urina fica turva e com cheiro forte, dor nas costas pode dar também e na hora de fazer xixi, pode sair um pouquinho de sangue também.
Se você estiver sentindo esses sintomas, por favor vá falar com seu ginecologista, porque a Infecção Urinária pode ser tratada facilmente com antibióticos, dependendo da gravidade da infecção.
Um dos sintomas também é a dificuldade de fazer xixi, além da dor, pode sair um pouquinho de sangue também, então tem que ficar prestando atenção nisso porque é importante ser uma característica de Infecção Urinária.
Se a Infecção Urinária não for tratada corretamente e no tempo correto, pode afetar os rins e o bebê pode nascer com baixo peso ou até mesmo ter o risco de parto prematuro, que é mais comum quando a gravidinha não cuida da Infecção Urinária, principalmente no início da gestação, que tem chances de aborto.
Então, mães, não se preocupem, é muito comum em mulheres grávidas terem Infecção Urinária, mas temos que tratar logo, fazendo exames com o médico, que é importante lembrar.
Algumas dicas para tratar a Infecção Urinária mais rápido são, além de tomar o remédio, também uma forma de prevenção, que é beber muita água, muito líquido. Beba muita água, água de coco, suco de frutas, porque a água vai lavando o seu organismo e expulsando tudo.
É importante não prender xixi, não deixe resíduos de xixi, faça xixi até o final. Use calcinhas de algodão para poder evitar um abafamento na região e evitar o uso de calcinhas muito apertadas.
Dormir sem calcinha é uma dicalegal que pode ajudar a fazer uma ventilação de vez em quando na região, o que é bom para evitar Infecção Urinária.
Também é bom lembrar de tomar suco de cranberry, que é uma forma natural de combatê-la e prevenir a Infecção Urinária também.
Então, mães, não se preocupem, busquem ajuda médica se perceberem algum sintoma e lembrem-se das dicas para prevenção. Cuide-se sempre! Obrigada por assistir!
Fonte: Infecção Urinária na Gravidez | Camila Grillo | Gravidez Sem Mistérios | EP040 por Camila Grillo