Pular para o conteúdo

Como parar o sangramento: Dicas de primeiros socorros para ferimentos

Processo de cicatrização de feridas

Em qualquer ferida na pele precisa ser reparada porque as bactérias podem entrar através do corte e causar uma infecção comprometendo a sua saúde. A nossa pele possui grandes recursos regenerativos. Alguns órgãos humanos são capazes de desenvolver tecido novo. O fígado e a epiderme da pele são capazes de regenerar tecido.

Se você tiver uma ferida pequena e superficial, como por exemplo, um arranhão, a epiderme simplesmente substitui as células danificadas em alguns dias e o arranhão desaparece. Mas se a ferida for tão profunda que danificou alguns vasos sanguíneos, o processo reparativo fica um pouco mais complicado.

Primeiro, a ferida sangra para limpar o local. O sangue leva qualquer partícula ou micróbio e imediatamente preenche a área em volta da ferida. Em seguida, os vasos sanguíneos em volta da ferida se contraem para reduzir o fluxo de sangue e evitar o vazamento de sangue dos vasos danificados. Um componente do sangue chamado plaqueta gruda nas fibras colágenas que compõem a parede do vaso sanguíneo, formando um tampão de plaquetas que sela a ferida.

Depois de formar o tampão de plaquetas, começa uma série de eventos para formar um coágulo. Enzimas chamadas de fatores coagulantes desencadeiam as reações necessárias e os 12 fatores coagulantes tornam o processo todo bem complicado.

Resumo dos acontecimentos:

  • Protrombina: esse fatores de coagulação se converte em trombina. Essa reação requer cálcio.
  • Trombina: esse fator age como maisena que faz o plasma proteico fibrinogênio formar filamentos longos chamados de fibrina.
  • Fibrina rodeando tampão de plaqueta: esses fios de fibrina formam uma malha que ajuda a formar o coágulo.
  • Coágulo: essa malha prende as hemoglobinas para formar o coágulo. As hemoglobinas que ficam presas do lado de fora do coágulo ressecam, o ar oxida o ferro contido nelas como ferrugem e ficam meio marrom vermelho e viram a crosta da ferida.

É bom pessoal, espero que vocês tenham gostado desse resuminho. Não esqueçam de deixar seu like e se inscrever no canal. Obrigada!

Fonte
Como um ferimento para de sangrar? Enfermagem Primeiros socorros por Só Enfermagem