Pular para o conteúdo

Como parar o remédio para emagrecer e manter o peso

Entendendo o processo de emagrecimento com medicação

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o uso de medicação para emagrecer e se é possível manter o peso após o fim do tratamento. É importante entender que o uso de remédios inibidores de apetite ou estimulantes do metabolismo deve ser acompanhado de reeducação alimentar e atividade física.

Como funciona a medicação?

A medicação ajuda a reduzir artificialmente a quantidade de calorias que o corpo ingere, estimulando a saciedade ou diminuindo a fome. Isso facilita a dieta e ajuda a encontrar a quantidade e qualidade certa de calorias para perder peso.

O que fazer após o tratamento?

Após atingir o peso desejado, é importante não interromper o uso da medicação de uma vez. O ideal é manter a medicação por um período de tempo correspondente a cada quilo perdido. Por exemplo, se o paciente perdeu 6 quilos, deve manter a medicação por 6 meses.

É importante que durante todo o processo, o paciente esteja acompanhado por uma equipe multiprofissional, incluindo médico, nutricionista e psicólogo. Após o fim do tratamento, é necessário continuar com uma dieta equilibrada e atividade física regular para evitar o efeito sanfona e manter o peso alcançado.

Conclusão

O uso de medicação para emagrecer deve ser acompanhado de reeducação alimentar e atividade física, e nunca é uma solução definitiva para o problema de excesso de peso. É importante seguir as orientações do médico e da equipe de saúde para alcançar e manter o peso desejado de forma saudável e duradoura.

  • Reeduque sua alimentação;
  • Faça atividade física regular;
  • Mantenha o uso de medicação por tempo adequado;
  • Acompanhe-se com equipe multiprofissional;
  • Evite o efeito sanfona.

Fonte
Como parar com o remédio para emagrecer sem voltar a engordar por Endocrinologia em dia