Pular para o conteúdo

Como o uso prolongado de tablets e celulares afeta a saúde ocular infantil.

E agora um alerta para os pais: preste atenção! O uso excessivo de tablets e celulares fez dobrar o número de crianças com miopia nos últimos dez anos. Especialistas afirmam que é preciso limitar o uso diário dessas tecnologias para evitar problemas precoces de visão. Da sala de aula veio o alerta: Júlia estava com problemas de visão. Eu percebi que ela estava forçando a vista para enxergar e começaram a colocá-la para sentar mais próximo da luz. Júlia descobriu que era míope aos sete anos de idade e, agora, aos 11, já está no terceiro bloco, porque o grau não para de aumentar.

Além da genética, as horas e horas que passa de olho no celular e no tablet contribuem para a gravidade do problema. “No celular, eu fico umas oito horas, 10 horas no computador, eu fico em torno de duas a cinco horas”, diz Júlia.

Nos últimos dez anos, dobrou o número de crianças entre 6 e 9 anos que passaram a usar óculos e de cada dez receitas para óculos, quatro são por causa de miopia, um reflexo da mudança de comportamento em casa e na escola. “As crianças estão mais em casa, estão tendo um acúmulo maior de tarefas escolares em que usam mais a visão de perto, estão dispostas mais ou estando com maior facilidade de usar os aparelhos eletrônicos. Nem isso fez com que houvesse um bom regramento de miopia”, explica a oftalmologista Luciana Moya De Rueda.

A dificuldade de enxergar em sala de aula costuma ser o primeiro sinal de que a visão não vai bem. Outros sintomas são olhos lacrimejando, cansaço constante e esforço para manter o foco.

A recomendação é que até os dois anos de idade, a criança não tenha acesso a tablets e smartphones. Dos dois aos cinco, o uso deve ser limitado a uma hora por dia e, a partir dos cinco anos, esse número sobe para duas horas diárias.

Outra forma de ajudar a evitar a miopia é voltar a estimular as brincadeiras ao ar livre, permitindo maior exposição à luz natural. Então, vamos visitar os parques, os parquinhos, fazer caminhadas com a luz natural, a luz solar.

Fonte: Uso excessivo de tablets e celulares pode afetar a visão das crianças por Hoje em Dia