Pular para o conteúdo

Como o Albendazol age no organismo?

Albendazol: uma boa medicação para tratamento de parasitas intestinais

O Albendazol é uma medicação da classe farmacológica conhecida como benzimidazólicos, que atua nas células dos parasitas intestinais prejudicando a síntese de microtúbulos, prejudicando a replicação de DNA e a movimentação desses parasitas. Ele tem uma ampla atuação no combate a parasitas intestinais, sendo muito bem indicado nos casos de lombriga, ancilostomíase, tricuríase, oxiúriase, strongiloidíase, opistorquíase, himenolepíase, teníase e giardíase. A dosagem habitual oscila muito dependendo da indicação, podendo ser uma ou duas vezes por dia e oscilar entre um dia até cinco dias.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Albendazol são dor de barriga, dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia. As reações alérgicas mais graves são muito raras e, de um modo geral, os pacientes toleram bem esse tipo de medicação.

Prevenção de parasitose intestinal

É muito importante reforçar medidas de higiene na casa para evitar a propagação da parasitose intestinal. Algumas medidas a serem tomadas incluem lavar muito bem os alimentos, cozinhar muito bem os alimentos, trocar com frequência as roupas de cama e as roupas íntimas, higienizar utensílios utilizados nas refeições e lavar muito bem as mãos antes das refeições. É importante também inspecionar a caixa d’água para ver se tudo está em dia e tomar água somente filtrada ou fervida.

Mulheres grávidas ou em amamentação só devem utilizar Albendazol se houver indicação e acompanhamento médico.

Espero que esse vídeo tenha sido bastante esclarecedor para todos vocês e não se esqueçam de compartilhá-lo e deixar um comentário.

Fonte: albendazol como funciona? por MedTV – DrJulioMassao