Pular para o conteúdo

Como lidar com diarreia causada por metformina?

Metformina e seus efeitos gastrointestinais

Tudo bem pessoal? Dr. Mateus.

Uma queixa muito comum dos pacientes que usam metformina são os sintomas gastrointestinais. E, especialmente, diarreia. Cerca de metade dos pacientes que usam metformina acabam tendo diarreia em algum momento. Outras queixas gastrointestinais que são comuns: flatulência, dispepsia, que é a sensação de desconforto nessa região. Alguns pacientes têm náusea. Eventualmente, alguns pacientes tem até vômito.

Dicas para contornar os efeitos adversos

  • Ingerir metformina junto com a refeição
  • Substituir a metformina de liberação imediata pela metformina de liberação controlada (XR)
  • Reduzir a dosagem, se necessário

Quando a metformina é ingerida junto com uma refeição, os efeitos adversos tendem a reduzir. A metformina XR tende a dar menos efeitos adversos, especialmente diarreia. Se o efeito gastrointestinal é leve e a gente consegue controlar ele na maneira que o paciente toma, na dosagem, que também às vezes a gente reduz um pouco a dose e o paciente tolera um pouco melhor. Ou substituindo a apresentação da metformina, a gente mantém o uso dela, porque ela é um medicamento muito importante ou o principal medicamento que a gente tem hoje em dia para o tratamento do diabetes.

É importante lembrar que se os efeitos gastrointestinais da metformina são intoleráveis, é indicada a suspensão ou a substituição do medicamento. Mas se o paciente consegue tolerar esses efeitos adversos de forma leve, é importante manter o uso da metformina para controlar o diabetes.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal para receber mais informações sobre saúde e bem-estar.

Um abraço e até a próxima!

Fonte
Diarreia com metformina – o que fazer? por Dr. Mateus – Endocrinologista