Pular para o conteúdo

Como evitar enjoo no mar

Dicas para evitar enjoo durante a navegação

Olá a tripulação, acho que vocês já ouviram essa frase “quem é do mar, não enjoa”. Bom, acho que quem é do mar não enjoa de navegar, de curtir, mas mareia sim, tanto o velejador novato como velejador experiente.

Tem muita gente que fica enjoada durante a navegada e eu estou aqui hoje para dar algumas dicas pra vocês do que eu aprendi nesse tempo que ajuda a evitar um enjoo, vamos ver?

Aquela sensação de “para esse negócio que eu quero descer pelo amor de Deus, para de chacoalhar esse barco eu quero morrer, eu quero jogar para fora do barco”, mas eu sei que eu não posso. Bom, essa sensação é comum, mas com o tempo eu posso dizer que ela vai diminuindo, o corpo vai acostumando um pouco mais e a gente vai ficando menos mareado. Eu no início ficava bastante mareado quando comecei a velejar, agora fico bem menos – meu corpo se acostumou bastante, mas às vezes eu também fico mareada. O Diego, para a sorte dele, nunca vi ficar enjoado. O que eu faço então para evitar enjôos?

  • Preparação no dia anterior: No dia anterior à navegada, eu procuro não comer coisas muito gordurosas, muito pesadas, não como chocolate muito doce, evito bebida alcoólica e procuro dormir também para descansar bem e no outro dia estar descansada.
  • Deixar tudo pronto no dia anterior: Eu já preparo tudo no dia anterior, as refeições que a gente vai comer durante a navegada e já deixo tudo pronto. Se for uma navegada maior, eu cozinho tudo no dia anterior e procuro fazer coisas que só preciso colocar no forno, para ficar pouco tempo dentro da cabine. Se for uma navegada mais curta, faço alguma comida de esquentar no fogão também é alguma coisa rápida, que seja só uma esquentadinha para não precisar ficar cozinhando lá dentro. Além disso, eu trago para o cockpit tudo que a gente vai precisar, como roupas de tempo, lanterna, rádio de mão, etc.
  • Ficar no cockpit: É importante evitar ficar dentro da cabine, pois no cockpit é muito mais confortável, muito mais ventilado, conseguimos ver o horizonte e saber tudo que está acontecendo. Além disso, a cabine é muito mais abafada e balança mais, então a chance de ficar enjoado ficando lá dentro é muito maior. Então, eu evito ao máximo ficar dentro da cabine e procuro ficar o máximo possível no cockpit.
  • Olhar para o horizonte: Quando navegando, procuro olhar para o horizonte, pois o barco se mexe, mas o horizonte é uma linha fixa e isso já dá uma sensação melhor.
  • Deitar: Se não está se sentindo muito bem, deita, fecha os olhos um pouco, dá uma dormida, pois isso ajuda a acostumar com o balanço do barco.
  • Gengibre: Fisicamente, comprovadamente, o gengibre funciona e ajuda a evitar o enjoo, pois tem propriedades que ajudam nisso. Eu costumo fazer um chá de gengibre ou água saborizada com gengibre. Também é possível compras balinhas e cookies de gengibre.
  • Evitar cafeína: Evitar café, chimarrão, chocolate, etc. pois cafeína pode influenciar no enjoo.
  • Ficar tranquilo: A emoção também influencia bastante, então tentar se manter tranquilo, não ficar nervoso, é muito importante.
  • Não ficar de estômago vazio: É importante evitar de ficar enjoado porque uma vez que já está enjoado é muito mais difícil para se recuperar. Então, é bom ter sempre com estômago alimentado e comer alguma coisinha leve seguidamente.
  • Remédios para enjoo: Se nada funcionar, sempre dá para recorrer àqueles remédios para enjoo. Mas é importante tomar antes de ficar mal e saber se pode tomar ou não.

Tudo isso com o tempo a gente vai acostumando. No início eu ficava muito mais enjoada, hoje em dia já fico muito menos. Quando eu desço do barco, não tenho mais aquela sensação de que tudo está balançando e para mim é tudo igual – estar no barco ou estar em terra. Para mim a mesma sensação com exceção claro de quando está navegando, porque precisa dar um tempo para o corpo acostumar também. Precisa dar um tempo pro labirinto se habituar que agora vive num barco.

E existem mais algumas técnicas também que são úteis, como por exemplo, aprender a cabelo e colocar a cabeça para fora – também vai resolver. É importante também evitar de ficar enjoado porque uma vez que já está enjoado é muito mais difícil para se recuperar. Vai demorar umas horinhas aí, tu vai ficar mal, então se eu conseguir evitar de ficar enjoado isso é melhor.

Espero que tenham curtido essas dicas e se tiverem mais sugestões, deixem nos comentários pra gente que a gente também quer saber. Obrigada por nos acompanharem e por nos assistirem. Se inscrevam no nosso canal, cliquem no sininho para ficar por dentro de todos os nossos vídeos e torne-se um apoiador também, para ajudar as nossas produções. Vocês concorrem a chance de passar uns dias a bordo conosco e ainda recebem algumas recompensas.

Fonte: QUEM É DO MAR NÃO ENJOA… MAS MAREIA. COMO EVITAR O ENJOO NO MAR – SÉRIE VIDA A BORDO #8 por Unforgettable Sailing