Pular para o conteúdo

Como diferenciar sintomas de ansiedade e infarto? Dicas e orientações.

Ansiedade pode trazer a impressão que a gente vai sentir um infarto? Essa é uma pergunta muito comum e muitas pessoas já se colocaram essa pergunta. Os sintomas são semelhantes e por isso é uma dúvida real e muito válida.

Para entender a diferença entre um ataque de ansiedade, um ataque de pânico e o infarto, é necessário observar os sintomas. Na ansiedade, é comum que a dor seja localizada no peito e acompanhada por formigamento no braço, na mão ou outros lugares do corpo. Esses sintomas aparecem após momentos de estresse intenso como discussões, términos de relacionamentos, apresentações, entrevistas de emprego, entre outros.

No caso do infarto, a dor é mais intensa e parece que algo está apertando o coração. É comum que a dor se espalhe pelo lado esquerdo do corpo, incluindo o braço, a mão, a área maxilar e do ombro. A dor do infarto é muito forte e não melhora ao longo do tempo, podendo aparecer sem causa aparente.

Se você tem dúvidas se é ansiedade ou infarto, é importante prestar atenção nos fatores de risco. Fatores como o uso de cigarro, pressão alta, alimentação inadequada, excesso de peso, uso frequente de álcool e doenças como aterosclerose aumentam significativamente o risco de ter um infarto. Se ainda assim, você estiver preocupado, a melhor opção é procurar um hospital e realizar os exames necessários.

Para controlar a ansiedade, é possível conversar com alguém, tomar chá de camomila, passiflora ou erva cidreira, entre outras coisas. Mas se você sentir uma dor muito forte, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

Fonte: Ansiedade ou infarto: como diferenciar os sintomas por Tua Saúde