Pular para o conteúdo

Como avaliar corretamente o exame de colesterol alto

Bem-vindos ao nosso canal! No vídeo de hoje, vamos falar sobre o colesterol, algo que muita gente me pergunta quase todos os dias. Mas afinal, o que é colesterol? O que devo fazer para reduzir o colesterol? O médico me passou estatina e um medicamento para baixar o colesterol.

A primeira coisa que eu respondo é que nem sempre eu consigo responder a todos. Infelizmente, será que o seu colesterol está alto? Será que o seu médico fez uma leitura correta dos seus exames? O resultado do colesterol, HDL, LDL, triglicérides, então nesse vídeo eu quero trazer para vocês dois exemplos que mostram que a culpa pode ser da leitura incorreta dos exames.

Precisamos entender que existem muitos mitos em relação ao colesterol, como o HDL, o colesterol bom, e o LDL, o colesterol ruim. Primeiro é preciso entender que HDL e LDL não são colesterol, eles são lipoproteínas que transportam, entre outras coisas, o colesterol, que não é o vilão todo. Na verdade, ele é fundamental para a vida. A molécula do colesterol é precursora dos nossos hormônios esteroides, testosterona e estrogênio. É fundamental na digestão das gorduras em nosso corpo, além de estar presente em todas as membranas celulares e no nosso cérebro é quase puro colesterol. A falta de colesterol pode causar vários problemas em nosso cérebro. Então, é uma molécula tão importante que mais de 80% do nosso colesterol não é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente no fígado.

Muitas pessoas se restringem a comer carne, por exemplo, para reduzir o colesterol, mas isso não faz nenhuma diferença. Se você ingerir mais colesterol, o seu fígado vai produzir menos colesterol. Por outro lado, se você deixar de ingerir o colesterol, o fígado produzirá mais. Ou seja, seus níveis de colesterol, independente da sua dieta, estarão dentro dos patamares normais, devido à homeostase.

Então, qual a leitura correta dos exames? Precisamos estar muito atentos aos níveis de triglicérides, que são moléculas que aumentam quando você ingere alimentos à base de açúcar, farinha branca, alimentos processados e industrializados com carboidratos de alto índice glicêmico. Quando você está nessa dieta, o seu fígado tende a produzir mais LDL pequenos e densos, os dois tipos problemáticos que fazem o processo aterogênico. Por isso, quanto maior o nível de triglicérides, maior o LDL realmente ruim, e quanto menor o HDL, menor a quantidade de lipoproteínas retirando o colesterol das artérias.

Para fazer uma leitura correta dos exames, precisamos também estar muito atentos a uma questão que pouca gente dá importância: os níveis de triglicérides divididos pelo valor do HDL. Esse valor precisa estar abaixo de 1,7 e 1,8, para ser considerado ideal. No exemplo 1, o paciente tinha um colesterol total de 180, HDL de 20 e triglicérides de 151. O cálculo de triglicérides dividido pelo HDL chegou em 76, um valor muito problemático, que indica muitas moléculas pequenas e densas oxidáveis no LDL.

No exemplo 2, o paciente tinha um colesterol total de 200, HDL de 65 e triglicérides de 75. Mesmo com o colesterol total mais alto, o cálculo feito com a divisão de triglicérides pelo HDL ficou abaixo de 1,15, um valor bem mais baixo do que o indicado, o que torna o paciente saudável. É preciso, portanto, fazer a leitura correta dos níveis de colesterol para evitar tomar estatinas, que não são remédios interessantes. Eles podem causar vários problemas, como perda de memória, problemas musculares e sexuais. As pesquisas mostram que pouquíssimas pessoas são beneficiadas pela estatina e, portanto, ela não vale o risco.

Então, fazer a leitura correta dos seus níveis de colesterol é o primeiro passo para você verificar como reduzi-los, e essa é outra questão que vamos abordar em outro vídeo. Espero ter ajudado e até a próxima conversa!

Não deixe de se inscrever em nosso canal. Clique aqui em assinar o canal. Compartilhe esse vídeo, é importante e vai ajudar muitas pessoas. E claro, dê um like, um jovem não custa nada e nós ficamos muito felizes quando recebemos um jovem de você!

Fonte: Colesterol Alto? Saiba com Avaliar o Exame Corretamente || Dr. Moacir Rosa por Dr. Moacir Rosa