Pular para o conteúdo

Como aliviar dor de cabeça e enjoo: dicas e tratamentos.


É bem pessoal, vou tirar uma dúvida com vocês sobre dor de cabeça e enjoo, porque muita gente pergunta se existe essa relação. O que acontece é que pode ser um sinal de gravidade maior, mas nem sempre é. Vou explicar um pouquinho para vocês, se entenderam, assim:
– Existem alguns tipos de dores de cabeça primárias que podem sim causar enjoo e até mesmo fazer o paciente vomitar. A mais relevante desse tipo é justamente a enxaqueca, que quase 10 a 15% das mulheres têm, e a maioria dos trabalhos mostram que homens também é muito comum ter enxaqueca. Eu mesmo tenho várias vezes.
– É importante destacar que o enjoo e o vômito não são um sinal sempre de gravidade, mas pode ser quando há aumento da pressão intracraniana, hidrocefalia ou qualquer tipo de alteração que se encontra. Quando não é esse caso, geralmente é mais comum nas pessoas que vão ter enjoo e vômito com a enxaqueca.
– Quando se trata de sintomas, a gente trabalha com a epidemiologia, incidência de um fator. Então, a enxaqueca é muitas vezes mais comum do que os tumores cerebrais ou a hidrocefalia. No entanto, se o caso se repete várias vezes e sem tratamento, pode ser sinal de alerta.
– Enjoo e vômito podem ser um sinal de alerta, como em casos de AVC hemorrágico, passando por adicionar neurismas e outros também. Se for primário, como a enxaqueca, a gente vai dar o remédio para enjoo e o paciente vai melhorar porque aquilo está dentro de um contexto. Se não for, a gente vai fazer mais exames para afastar outras possíveis causas.
– Lembrando que todos os sintomas de dor de cabeça e enjoo vão depender do contexto e se é a primeira vez, é sinal de alerta para exames mais detalhados. Além disso, há muitas coisas que podem influenciar nos sintomas, como a luz, o barulho, entre outros.
Fonte: DOR DE CABEÇA E ENJOO 🤢 por Julio Pereira – Neurocirurgião