Eu vou responder uma pergunta que recebi. Aqui é assim: em julho tem um novo de cabeça todo dia e já fiz os exames, tudo normal, né? Assim, quando a gente fala de dor de cabeça, eu já falei em alguns vídeos e entrevistas também, falando que a grande maioria das vezes, mais de 90% da dor de cabeça é primária: enxaqueca, cefaleia tensional, dor de cabeça induzida por medicação. E na maioria das vezes, essas doenças, você vai fazer imagens porque às vezes o médico, isso acontece comigo também, a pessoa procura, acha que tem aneurisma, tomou uma dor de cabeça que está se agravando e tem critério para fazer exame de imagem. Então, eu penso: a ressonância e tomografia só é encaminhada se houver indícios de lesão vascular. No enquanto uma orientação – e o paciente permanece com dor.
Para todo paciente, uma vez que você tem uma dor de cabeça refratária a medicação simples, que piorou a qualidade de vida, você tem que procurar um especialista. Nem sempre o primeiro especialista que você encontra vai resolver a dor de cabeça, porque é uma doença como uma doença que o clínico-geral, o médico da família trata. Às vezes, um neurologista ou neurocirurgião trata inicialmente e muitos deles conseguem resolver.
O pior cenário é você ter essa dor de cabeça e nunca ter procurado um médico. De um modo geral, a grande maioria dessas dores elas vão ser melhoradas com o tratamento profilático, que tem uma série de medicações que fazem isso e evita que a pessoa tenha dor. Então, essa é uma coisa bem relevante que você entender, mas vão ter dores de cabeça que são refratárias ao tratamento inicial e você vai precisar de um especialista, que você fale até o neurologista que se especializou em tratar dor de cabeça, porque isso é tão importante que muitas vezes eu percebo no dia a dia do consultório, o paciente, ele às vezes está preocupado, a dor de cabeça piora, muita qualidade de vida. Mas ele só está preocupado de saber que não tem nenhum problema físico no organismo e às vezes aquele paciente tem uma qualidade de vida muito ruim, mas ele realmente não procura um especialista, não trata e começa a dizer que se acostumou.
Mas como alguém se acostuma com uma dor que faz falta ao trabalho, deixa mais nervoso, piora a qualidade de vida, não deixa a pessoa fazer as coisas, deixa irritadiço em casa? Então assim, tem que procurar um tratamento inicialmente pelo médico generalista, depois um generalista, se acha necessário, vai encaminhar o neurologista. Em alguns casos vão precisar do especialista.
Eu sempre falo assim: às vezes o paciente procura o neurocirurgião, é preocupado, ponto morto. Aí vem com o tratamento profilático inicial e às vezes não dá resposta àquela primeira medicação. Aí, eu vou encaminhar o especialista.
Então assim, o que você tem que ficar, o paciente, é que a dor de cabeça vira uma área da medicina, da neurologia e que em alguns casos vão precisar do especialista. A grande maioria não. A grande maioria vai resolver bem com remédio profilático simples e orientação direita.
Espero que tenha ajudado. Obrigado.
Fonte: Dor de cabeça todo dia: o que posso fazer? por Julio Pereira – Neurocirurgião