Pular para o conteúdo

Como ajudar pacientes idosos com hipotensão: dicas úteis

Hipotensão: Cuidados e Prevenção

Olá! Tudo bem? Meu nome é Elaine Rezende e sou especialista em cuidado com os idosos. Hoje, trago um vídeo especialmente para Luana, do Rio de Janeiro, que pediu para falar sobre a hipotensão.
A hipotensão é a pressão baixa, e muitos idosos e pessoas têm a pressão baixa. Então, vamos conversar um pouquinho sobre isso para desmistificar muitas coisas que falam por aí que não são verdade.
A pressão arterial é a pressão que o sangue faz na artéria. Quando nosso coração faz a contração para mandar esse sangue para nosso corpo e irrigar todo o corpo, chama-se sístole. E quando o coração relaxa para se encher de sangue novamente, chama-se diástole. Assim o sangue vai permeando por nosso corpo enchendo a gente de oxigênio para as nossas movimentações e respiração.
Segundo estudos, a pressão ideal para um adulto saudável seria 12 por 8. Mas existem pessoas que às vezes têm a pressão muito baixa, como 9 por 6, sem nenhum problema. Por outro lado, há pessoas que vivem muito bem com uma pressão um pouco mais alta, como 14 por 9. O cardiologista que vai estar monitorando e vendo se está tudo certo ou não, fazendo exames, como o eletrocardiograma, além de um mapeamento da pressão arterial.
Existem pessoas que têm a pressão muito baixa e às vezes passam mal, mas isso não é uma doença. A hipotensão pode estar relacionada com outras doenças, como infarto e doenças cardíacas. Portanto, a pessoa deve estar atenta para entender o porquê daquela pressão estar oscilando tanto e ficando sempre muito baixa, fazendo com que a pessoa tenha mal-estar.
Existem diversos tipos de hipotensão, como a hipotensão ortostática ou postural, que é quando a pessoa levanta muito rápido e fica tonta ou desmaia. E também pode ocorrer a síncopa, que é quando a pressão baixa rapidamente e a pessoa perde a noção do tempo e espaço e desmaia.
Para evitar a hipotensão, existem tratamentos e cuidados que podemos fazer, como beber líquidos, como água, suco e soro, para ajudar na manutenção do fluxo sanguíneo e do volume de sangue. É importante também ficar atento ao modo de levantar, sentar e dormir, praticar exercícios, não ficar muito tempo parado em pé, evitar locais muito quentes e controlar os medicamentos que podem diminuir a pressão.
Se após todos esses cuidados a pessoa ainda passar mal e apresentar sintomas de hipotensão, é importante deitá-la e colocar a perna para cima, além de dar água e comida, se possível.
Espero que essas informações tenham ajudado. Compartilhe com pessoas que você sabe que têm esse problema para disseminarmos essas informações. Até o próximo vídeo!
Fonte: Dicas Para Ajudar Pacientes Idosos com Hipotensão por Erlaine Rezende