Pular para o conteúdo

Como agir quando a criança está vomitando: dicas e cuidados importantes

Vômito em crianças: o que fazer?

Olá pessoal, hoje eu vim aqui falar com vocês um pouquinho sobre um assunto muito comum de acontecer em casa que tem crianças. Essas pequenininhas, crianças magrinhas que é o vômito. O vômito, gente, pode ser um sinal de uma série de coisas. Pode ser um problema de refluxo, problema de fichamento de válvula entre o estômago e o esôfago que acaba voltando a Lindinha, ou uma mal o leitinho, seja logo depois que a criança ingeriu, e pode ser também uma infecção viral, uma infecção bacteriana. Então, é muito importante primeiramente a gente descobrir qual é a causa desse problema, foi a causa desse nome, para a gente poder tratar a causa e não apenas o sintoma, tá?

Se for só uma vez, a criança foi lá comer o Victor e pronto, acabou ali, ela ficou bem e depois continuou comendo, bebendo e tudo ok, pode ser apenas uma indigestão mesmo, quando é assim, okay, não tem tanta preocupação, né? Isso acontece e é muito comum acontecer com crianças. Agora, se o problema for recorrente, se você percebeu que a criança só vomitou quando deu determinada coisa, e pronto, acabou ali, ela ficou bem e depois a gente vai lá, dá uma águinha, para lavar a Lucinha, ela vomitou a água, e depois passou umas horinhas, aí tentou dar mais alguma coisinha só que algo, e ela também voltou, aí sim a gente precisa se preocupar. E levar essa criança no médico, tá? No pronto-socorro, nem já no pediatra, seja onde for, precisa levar as crianças para o médico, para ele investigar igual, o que está acontecendo com essa criança, ele precisa investigar para finalizar o quadro clínico dessa criança, de repente, fazer uns exames, verificar se a criança está com alguma infecção.

Se for uma infecção viral, gente, normalmente infecção da tál se sozinha, tá? Entre três e cinco dias, a infecção vai embora, rotavírus, as coisas geralmente passam sozinho, qual que é o problema? O problema é que enquanto ela estiver ativa, a criança não consegue se alimentar direito se não tiver ajuda de uma medicação de Monte a médico, aí de onde o vômito tá? Então, ela precisa ter um suporte, às vezes vai receber esse suporte, né? Essa medicação lá no próprio hospital, né, via intramuscular, ou pode acontecer e tentar fazer via oral também, a criança aceita bem, tá? E é importante levar a criança ao médico porque a infecção pode ser também bacteriana, e aí, não passa sozinha, infecção bacteriana geralmente precisa de um antibiótico, né, de repente tem, dependendo da infecção bacteriana, pode ser até uma meningite. Então assim, é muito importante a gente observar o quadro clínico da criança, essa criança tá ativa, simpless tá prostrada, se ela tá já apresentando né sinais de desidratação, então, tá com choro sem lágrima, a urina diminuiu consideravelmente, a boquinha tá seca tá a saliva tá mais grossa. Então, observe se a criança pálida se ela tá com a pele mais opaca, entendeu? Os olhos secos. É muito importante de investigar essa questão da desidratação porque, às vezes, a piora no quadro pela criança não é por causa do vírus ou da bactéria, mas foi por causa da desidratação. Ela corre a sua forma bem rápida, entendeu? Então, cuidado com a hidratação nessa criança, tá?

Levar ela ao médico se for recorrente o episódio de vômito. Cuidar da alimentação dessa criança, a questão da dieta, a água, suco, pode ser suco natural, pode ser suco de soja, por exemplo, o leite de soja que ajuda não só a hidratar, mas também a repor o de proteína que a criança perdeu, pode ser gelatina, picolé de fruta, o que a criança aceitar, água de coco, entendeu? Essas coisas geralmente ajudam a hidratar essa criança e normalmente quando ela já sobrefez uso de medicação, o organismo aceita bem. A questão da alimentação é sopinha leve, uma franguinha, um mingauzinho de fubá, coisinha bem levinha para criança conseguir alimentar-se sem vomitar, porque ela ainda não tá pronta para tirar grandes coisas, tirar grandes quantidades. Pronto, tudo por exemplo, pequenininho foi pouquinha coisa, sabe? Entre 50 e 100 g, no máximo, introduzindo à criança, se ela tem o hábito de comer grande quantidade. Dá essa quantidade, passa uns 20 minutinhos, meia hora, cidade nova. Entendeu? Mas é importante dar pouco para a criança e ela aceitando mais tranquilamente, tá certo?

E acolhimento, gente, a criança geralmente fica com muito medo do que tá acontecendo, fica assustada de tá vendo aquela sujeira toda e ela não faz ideia de como aquilo saiu dela, ela não teve controle sobre o próprio corpo e se assusta. A gente que gera a criança só não fique com medo, realmente, né? Então, acolhe, apoia essa criança, tá? Conversa com ela, explica o que tá acontecendo, fala que ela tá dodói, que tá doentinha, que ela tá dodói. Só ir lá e limpar tudo, mostra para ela que não tem problema, que você vai limpar, vai ficar tudo bonitinho de novo, todo limpinho para ela ficar bem, tá? Com essa situação pôde ficar né, porque é um cômodo é muito ruim mesmo, em observação gente, observe a criança. Não deixe as crianças sozinhas com episódios desse tipo, porque a criança pode vomitar e acabar aspirando esse vômito e o vômito ir para o pulmão. Então é importante, deixar ela colocar para fora da cabeça para frente. A criança, sempre que tiver deitadinha, virar ela de lado. Levantar essa criança tem que ter sempre um adulto observando para não haver nenhum problema de aspiração e a criança acabar tendo uma pneumonia, uma coisa assim mais séria, tá certo? Essa foi a dica de hoje, espero que vocês tenham gostado. Se gostou, dê um joinha, tá? Compartilhe nosso vídeo e se inscreva no canal, se ainda não é inscrito. Ative as notificações para não perder nenhum conteúdo. A gente se vê no nosso próximo vídeo. Um beijo grande, até mais.

Fonte: O que fazer quando a criança está vomitando? por Saber Nutritivo Kids