Pular para o conteúdo

Como agir caso a criança tenha quebrado um dente – Dicas da Politano Odontopediatria 🦷

Importância de uma consulta odontopediátrica após queda e fratura dentária

Quando uma criança sofre uma queda e quebra um dente, é muito importante que seja feita uma consulta odontopediátrica, seja para dente de leite ou permanente. É comum que os pais pensem que, por se tratar de um dente de leite, não há problema se houver uma pequena fratura. No entanto, o dente de leite pode representar um grande problema, pois logo abaixo dele há um osso e um canal com uma raiz, além dos dentes permanentes que estão se formando desde a gestação.

Uma fratura no dente de leite pode afetar o canal e prejudicar um dente permanente. Além disso, há tipos de traumas que afetam os dentes de leite de forma muito complicada, levando a um movimento total de abalo dos dentes permanentes, o que é muito prejudicial.

Nesse sentido, é importante acompanhar um dente de leite que foi traumatizado, mesmo que o trauma seja leve como uma batida ou uma pequena pancada. Isso porque essa fratura pode levar a uma infecção de canal que, mesmo não doendo, pode prejudicar um dente permanente. O problema pode ficar ainda mais sério se há um inchaço ou bolha de pus na gengiva, indicando que a infecção pode estar em estágio avançado.

Em relação aos traumas nos dentes permanentes, a gravidade da situação também é alta, já que o dente afetado pode ser um problema para o resto da vida da criança. Nesse sentido, é recomendável procurar um especialista em odontopediatria assim que possível para fazer um exame clínico e radiográfico e receber orientações e condutas momentâneas para acompanhar o caso.

Caso a criança sofra uma queda e haja fraturas no dente, lábio ou nariz, é importante procurar um profissional de saúde, principalmente quanto às medicações. Com relação ao dente permanente, se ele sair totalmente da boca, é importante reimplantá-lo imediatamente. Para isso, os pais podem pegar o dente pela coroa e colocá-lo novamente na cavidade, sem tocar na raiz. Posteriormente, deve-se procurar um especialista em odontopediatria para um tratamento adequado.

Não deixe de assistir aos outros vídeos em nosso canal para saber mais sobre a odontopediatria. E se o seu filho já sofreu uma queda e teve fraturas dentárias, sinta-se à vontade para deixar sua dúvida ou comentário abaixo.

Fonte: O que fazer se a criança quebrou o dente | Politano Odontopediatria 🦷 por Politano Odontopediatria e Ortodontia