Pular para o conteúdo

Como a sinusite pode ser causada por problemas dentários – Dr. Antônio Sérgio Freitas

Música

Olá pessoal, tudo bem? Estamos aqui novamente com todo prazer apresentando nossos vídeos odontológicos. Meu nome é Antônio Sérgio, um profissional experiente mostrando e dizendo que faz a experiência é a vida com asas é um dos meus amigos, principalmente os recém-formados e aqueles que estão querendo fazer Odontologia. É um ótimo canal para você estar vendo o que acontece dentro da nossa Odontologia.

O caso de hoje é o seguinte: um dente pode dar sinusite. E o que é sinusite? A sinusite é uma inflamação, ou melhor, uma infecção dos seios. A gente tem três seios: seio maxilar, um de cada lado, e o seio frontal que se distribui para ambas as os lados também. Mas basicamente são esses os seios da face e eles envolvem o nariz. A função principal dos seios maxilares é aquecer o ar que respiramos ao mesmo tempo que ele aquece o ar. É como se ele desse uma pé utilizada no arte. Você não seria uma esterilizada, vai pelo menos ele vai retirar o maior número possível de bactérias ou de germes que tem na respiração quando a gente aspira. Quando tem algum dente com infecção, ele pode colocar bactéria lá para poder alimentar ainda mais e, qualquer baixa de resistência do paciente em que ele possa ter uma infecção, é lógico que se acidente tem que fazer algum tratamento nele para poder ter uma solução.

O caso é esse que está na tela. O dente é este que está com isso. É o primeiro molar superior esquerdo. Tem uma pessoa que tem muita ansiedade que tem um bruxismo exagerado. O bruxismo, como todo mundo já sabe, é o ato da pessoa ranger os dentes enquanto dorme e a força que a pessoa executa a noite chega a ser dez vezes mais forte do que durante o dia. Então, é um problema muito sério e que muitas pessoas têm algumas doenças desencadeadas pelo bruxismo em que ele é um trauma constante que a pessoa está tendo durante a noite.

Se o dente em questão ele tem alguma infecção, à medida que vai tendo trauma de oclusão, que é o bruxismo, e a infecção ela permanece constantemente na boca, na raiz do dente. No caso ali, a gente vê que tem uma infecção bem em uma. Isso é verdade nas três raízes temporais. Esse dente é um dente necrosado. Dente necrosado é quando o nervo ou melhor, a polpa do dente, que é a parte interna do dente, ela morreu. Isso é a necrose, nada mais é do que a morte.

E vamos aqui em frente. Assim que a paciente chegou, olha lá o dente. As duas raízes vestibulares estão praticamente expostas. Ela tem uma fístula numa das raízes disto-vestibular. É um dente que, por causa do bruxismo e da necrose, o organismo vai querendo expulsá-lo. Mas como tem uma raiz muito inserida ali, eu tô dando uma cutucada na onde é o aquela fístula.

Não senti dor nenhuma naquela região e eu estou vendo se o dente tem alguma mobilidade. Não tem ali uma anestesia alveolar posterior e uma alveolar média e complemento com uma palatina para poderem relação. A Maria está descolando a raiz vestibular com um bisturi de órgão. Isso daí é para aqui no caso de extrair o dente, a gengiva não vai ficar grudada e não vai dilacera gengiva. Por isso que tenha necessidade de descolagem dela na raiz. A mesma coisa pelo lado palatino. Dá para ver pelo espelho clínico.

Depois, eu tô indo com a alavanca de ponta fina, já dando uma certa amolecida no dente. Ela sempre apoio como dedo para não ter perigo de escapar. Aí é o fórceps 18l. Ele tem duas regiões ali para abraçar as raízes vestibulares e uma concavidade para abraçar raiz palatina. A gente vai luxar, nada mais é ansiando o osso. Então, eu não faço muita coisa. Povo não quer quebrar. E, se já deu uma amolecida maior e na hora que a gente tira o dente, veja uma infecção que sai junto. Parece um “alien attack” com esse estranho que sai. Isso daí é um granuloma. Isso tem bactérias, é óbvio que o paciente se cai a resistência. Primeiro ato que vai acontecer suficiente a sinusite nessa região alimentada por essas bactérias que estão. Por que estaria um foco de infecção que no caso vai provocando a sinusite. Mas pode provocar qualquer outro tipo de doença como meningite, por exemplo. Ali, tô tirando o septo alveolar porque não dava para eu fechar gengiva e cobrir completamente o septo ali. Então, preferi tirar o bordo dele para poder sangrar o suficiente e eu conseguir dar o meus pontos e o osso não ficar exposto a lá ponta. O pontinha de osso saindo. Alveolótomo e havia não deu para eu dar uma sutura e a linha não ficar encostando o osso, foi o que eu fiz. Porque, senão, já ia ter que fazer outros procedimentos periodontais que não era o nosso caso, era só extrair mesmo.

Aí, pronto, o alvéolo todo cheio de sangue ali. Já uma semana depois de Deus pontos, elas voltou para retirar. Vocês ver que a gengiva já fechou quase que completo. Não completo porque Alina vai um processo de cicatrização por segunda intenção. Veja o bruxismo da paciente que ela. Essa pessoa não para com isso. A única solução é colocar uma placa miorelaxante que a pessoa tá dormindo.

Vocês podem notar que um dente, ele não é assim que ele, o problema dele tá só circunscrito a ele. Ele pode ser um problema de ordem geral poré da pessoa. O meu caso de acidente, eu acabei de mostrar que fica uma infecção agarrada naquela raiz. Ela não vai sair. E, se extrai acidente e aquela a glândula fica lá dentro, acaba tendo que tirar também. Esse cuidado todo, cuidado que tem que ter a linha para não empurrar essa reflexão para dentro do seio maxilar porque senão vai ficar em uma sinusite crônica.

Gostou do vídeo? Espero que sim. Não se esqueça de convidar os colegas para poder fazer inscrição no nosso canal para eu estar sempre incentivada tá mostrando todos os meus casos e mostrando toda a minha experiência para o pessoal da odontologia e também para quem se interessar. Muito obrigado. Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

Fonte: Quando a sinusite é provocada pelo dente. Dr Antônio Sérgio Freitas por Odonto CEOSP play