Pular para o conteúdo

Comércio vende fruto não aprovado pela Agência Sanitária

Fruta None: alvo de polêmica no Brasil

A fruta conhecida como None conquistou muitos brasileiros, mas o consumo ainda é alvo de polêmica. Facilmente encontrada no comércio, mas é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Essa frutinha diferente é conhecida como None e o alimento que veio de países asiáticos tem atraído consumidores aqui no Brasil.

Há dois anos, o nome faz parte da vida de Lourdes. Ela congela a polpa e garante que emagreceu 6kg nesse período. Para não faltar o produto, plantou até uma muda em casa. “Eu tenho plantinha aqui que eu plantei, vamos ver se ela vai dar que eu vou levar no jardim de uma amiga minha para plantar lá”. Além da perda de peso, muita gente acredita que o None auxilia no tratamento de várias doenças, inclusive o câncer.

Segundo esta nutricionista, o fruto tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo. “Ele consequentemente vai diminuir o ritmo de crescimento de algumas doenças ou até prevenir que essas doenças não apareçam por esse potencial antioxidante que ele tem, essa proteção de diminuir a oxidação que ocorre em nosso organismo”.

Nessa feira de Taguatinga, cidade que fica a 15 km de Brasília, o None é vendido por alguns feirantes. Aqui na barraca do seu Adão, a unidade custa R$ 3. Também tem um extrato do fruto que sai por R$ 10. A procura é grande em dia de feira como de hoje, o seu Adão traz esse isopor cheio e volta para casa com ele praticamente vazio. “Junto no e dançando em volta e compra mais e vai passando para um e para outro e aí as coisas vão andando né”.

Apesar do fácil acesso ao None, o comércio do fruto é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo a Anvisa, não existem estudos que comprovem a segurança do alimento. E além disso, há relatos de problemas no fígado após o consumo do noni. “A recomendação nossa é que, por uma questão de não ter segurança, o consumidor realmente não deve consumir esses produtos, nem o suco nem o None, até que um dia, se houver estudos científicos que se comprove que realmente é esses produtos sejam seguros, possa ser consumido. Mas até o momento, não a empresa não conseguiu comprovar essa segurança”.

  • Facilmente encontrado no comércio, mas proibido pela Anvisa
  • Auxilia no tratamento de várias doenças, inclusive o câncer
  • Protege o organismo por suas propriedades antioxidantes
  • Vendido por alguns feirantes em feiras livres
  • Comércio proibido pela Anvisa por falta de estudos que comprovem sua segurança

Fonte
Fruto proibido pela Agência Sanitária é encontrado facilmente em comércio – por TV Brasil