Pular para o conteúdo

Coluna lombar: O que são osteófitos e como identificá-los com Rx, CT e RM.

Saudações a todos, hoje vamos conversar um pouquinho a respeito da doença degenerativa da coluna lombar e, em especial, dos osteófitos que são a marca registrada da espondiloartrose. A espondiloartrose, também conhecida como espondilose ou espondilose deformante, é uma parte da doença degenerativa da coluna lombar. Inicialmente, vamos ver o exame normal:

  • Um raio-x normal em perfil da coluna lombar tem:
  • Os corpos vertebrais
  • Os espaços discais – os discos não aparecem no raio-x, apenas os espaços discais.
  • Os processos articulares – superior, inferior, superior inferior e os processos espinhosos.
  • Os frames intervertebrais – observe bem os ângulos superior e inferior da porção anterior dos corpos vertebrais, estão normais assim como a porção posterior dos corpos vertebrais.

Aqui, temos um raio-x com espondiloartrose:

  • Observe os osteófitos nas margens anterior e lateral dos corpos vertebrais. Eles são a marca registrada da espondiloartrose. Com a espondilose, frequentemente há esclerose das placas terminais.

Na tomografia, podemos ver os osteófitos marginais com mais facilidade. Lembre-se de sempre incluir o osteófito nos filmes.

  • Na tomografia computadorizada reconstrução no plano sagital, temos os corpos vertebrais e na borda anterior dos corpos vertebrais temos osteófitos.
  • Também podemos visualizar os osteófitos marginais nas margens laterais dos corpos vertebrais.

A tomografia computadorizada reconstrução no plano coronal corresponde a pena e mostra os pequenos e grandes osteófitos marginais. Já no plano axial, podemos ver os teófilos marginais anteriores e posteriores. Observe que o Teófilo marginal se projetou no frame intervertebral e causou o estreitamento do mesmo em relação ao outro lado. Isso é uma detalhe importante.

A ressonância magnética é um bom exame para visualizar os osteófitos, embora eles não fiquem tão evidentes quanto nas tomografias. Na sequência ponderada em T2, conseguimos visualizar bem os osteófitos marginais anteriores nos corpos vertebrais.

Resumindo: Os osteófitos marginais fazem parte da espondiloartrose ou espondilose com espondilose deformante, que são termos equivalentes e fazem parte da doença degenerativa da coluna vertebral.

Fonte: Rx, CT e RM da coluna lombar: Osteófitos nos corpos vertebrais por Jezreel

Marcações: