Pular para o conteúdo

Colite detectada na colonoscopia: entenda a gravidade da condição


Olá, tudo bem? Hoje eu vou falar sobre uma dúvida que pode gerar muita confusão: fiz uma colonoscopia e deu colite na biópsia, o que pode ser? Eu sou o doutor Maurílio Paiva, coloproctologista. Ainda não se inscreveu no canal? Aproveita para se inscrever agora! Toda semana tem conteúdo novo sobre as principais doenças do intestino reto e ânus, e também dicas para você cuidar melhor da saúde do seu intestino.
Então vamos para a resposta. Eu resolvi gravar esse vídeo porque eu já vi diversas vezes pessoas chegarem ao consultório dizendo serem portadoras de colite, e algumas dessas pessoas conviveram com o estigma de serem portadoras de doença inflamatória intestinal por anos, e inclusive alguns até com tratamentos equivocados por causa do diagnóstico equivocado.
Então o primeiro passo, quando a pessoa faz uma colonoscopia e nessa é realizada biópsia do cólon, é avaliar o resultado da biópsia em conjunto com o resultado da colonoscopia. Porque se você avaliar o resultado da biópsia isoladamente, provavelmente vai levar a um diagnóstico equivocado. E essa análise da biópsia em conjunto com o laudo da colonoscopia deve ser sempre confrontado com dados clínicos, ou seja, com os sintomas que a pessoa apresenta, para que a gente faça um diagnóstico correto.
Então o que a gente vê com frequência na prática clínica é a pessoa que chega com resultado de uma biópsia dizendo “colite leve inespecífica”, e na colonoscopia não foi visto nenhum processo inflamatório. Ou seja, a colonoscopia está normal. É muito importante fazer essa análise conjunta para que a gente evite diagnósticos equivocados.
Então diante do diagnóstico de uma colite em um resultado de biópsia, a gente vai pegar o laudo da colonoscopia e verificar se foi visto também na colonoscopia uma colite microscópica, ou seja, foi verificado que existe um processo inflamatório no cólon. A gente vai avaliar as características endoscópicas dessa colite, junto com alguns exames complementares, para verificar a causa dessa inflamação. A causa dessa colite é a principal causa de uma colite endoscópica vista na colonoscopia são as doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e principalmente a retocolite ulcerativa. Mas existem também causas infecciosas, causas isquêmicas. É importante fazer esse diagnóstico diferencial.
Mas e na pessoa que tem a biópsia com diagnóstico de colite e a colonoscopia está normal? O que isso significa? Então mais uma vez é importante confrontar esse resultado com os dados clínicos, com os sintomas que a pessoa apresenta. Então em pessoas que não têm sintomas e que fizeram uma colonoscopia para prevenção do câncer de cólon e reto, por exemplo, nós não fazemos biópsia quando o polo está normal, quando não tem alteração macroscópica, justamente para evitar esse tipo de confusão em diagnóstico equivocado. Porque o próprio ato de você retirar um fragmento da mucosa do cólon com uma pinça para mandar para biópsia vai gerar alterações histológicas naquele tecido, e o patologista vai ver durante o exame anatomopatológico e vai descrever isso. E aí muita e essa descrição de “colite leve inespecífica”.
Além disso, o próprio preparo intestinal para fazer a colonoscopia pode causar alterações discretas que macroscopicamente não são vistas durante o exame, mas que na biópsia pode ocorrer alterações discretas e eventualmente o laudo aparecer como uma “colite leve inespecífica”. Então nesses casos, normalmente em pessoas assintomáticas, principalmente nos exames de prevenção, a gente não faz biópsia no cólon normal.
Mas doutor, no meu caso eu não tenho sintoma nenhum e durante a minha colonoscopia o médico fez a biópsia e deu colite. E agora, é alguma coisa preocupante? Provavelmente não. Provavelmente está relacionado a isso que eu expliquei, o próprio ato ali de você fazer a biópsia e também você fez o preparo intestinal, isso pode gerar essas alterações discretas que na biópsia o patologista vai descrever isso como uma colite leve inespecífica. Então nesse caso, se a pessoa não tem sintoma nenhum, fica tranquila, leva o laudo da colonoscopia, colonoscopia normal e esquece essa história de colite.
Já nas pessoas que estão fazendo a colonoscopia para investigação de uma diarreia, é importante realizar as biópsias do polo, principalmente para a gente excluir uma entidade que é pouco frequente e diarreia crônica, que é a colite microscópica. A colite microscópica é um exame que na colonoscopia não visualiza macroscopicamente nenhuma alteração. Então no laudo da colonoscopia será descrito como uma colonoscopia normal, com a mucosa sem alterações, e aí as biópsias é que vão realmente confirmar esse diagnóstico.
Então existem critérios histológicos para confirmar o diagnóstico da colite microscópica, e existe também um grupo de pessoas que não têm o critério histológico de colite microscópica, a colonoscopia está normal, macroscopicamente não existe ali uma inflamação visível, mas a pessoa tem um quadro de diarreia crônica recorrente. É comum a gente ver esse diagnóstico de “colite leve inespecífica” nesses casos.
E então a gente tem realmente visto em pessoas com diagnóstico clínico de síndrome do intestino irritável e uma colonoscopia normal, essas biópsias realmente apresentarem algum processo inflamatório, normalmente uma colite leve inespecífica, mas sem critérios diagnósticos para colite microscópica. E nesse caso, a gente vai orientar o tratamento adequado para síndrome do intestino irritável e também, no caso de colite microscópica, o tratamento para colite microscópica.
Mas não são situações que normalmente são doenças graves e que normalmente têm um curso benigno. E então a maioria das vezes esse achado de uma biópsia com colite em uma colonoscopia normal normalmente não se trata de uma doença. Mas é importante fazer uma avaliação detalhada e sempre confrontar isso também com os sintomas e o quadro clínico da pessoa para que a gente consiga fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento adequado.
Fonte: Deu colite na biópsia da colonoscopia. É grave? por Dr. Maurilio Paiva Proctologista