Pular para o conteúdo

Colecistectomia: a cirurgia de pedra na vesícula e sua sobrecarga no fígado.


Olá!
Hoje vamos responder a pergunta de um de nossos inscritos. A pergunta escolhida de hoje foi: “Depois que eu faço a cirurgia de pedra na vesícula e retiro a vesícula biliar, existe uma sobrecarga no fígado?”
Essa é uma questão recorrente entre pacientes que acreditam que o fígado fica sobrecarregado após a remoção da vesícula biliar, o que pode levá-los a evitar a cirurgia. No entanto, isso não é verdade.
O sistema biliar é responsável por produzir e armazenar a bile, que é liberada no intestino através de um tubo que se conecta ao fígado. A vesícula biliar atua apenas como um armazenador do excedente de bile. Portanto, após a remoção da vesícula, o fígado continua a produzir e liberar a bile normalmente, sem sobrecarregar o órgão.
A sobrecarga de gordura no fígado não tem relação com a remoção da vesícula biliar. Ela pode ser causada por problemas alimentares ou fatores genéticos.
É importante ressaltar que a diarreia é a principal complicação após a remoção da vesícula biliar, mas isso não tem relação com a sobrecarga do fígado.
Até a próxima!
Fonte: CIRURGIA DE PEDRA NA VESÍCULA. O fígado fica sobrecarregado após a colecistectomia. por Dr. Márcio Fernandes