Pular para o conteúdo

Coito interrompido: mito ou verdade sobre a gravidez?

Olá meninas! Tudo bem?

O meu nome é Doutor Pedro Canon e esse é meu canal sobre saúde da mulher. Hoje vamos falar sobre coito interrompido e eu separei o assunto nos seguintes tópicos:

  1. O que é o coito interrompido
  2. Qual é a efetividade do método
  3. Problemas que o método pode trazer ao casal

Então, primeiro, o que é o coito interrompido? Não é nenhum termo em latim. A palavra coito vem do latim “coitus” que significa união ou ato sexual. O coito sexual interrompido consiste em interromper a relação sexual antes ou durante a ejaculação. Ou seja, o homem retira o pênis da vagina da parceira e ejacula fora. Existem outros nomes mais populares que também remetem à mesma coisa, mas eu acredito que vocês já sabem, meninas. Então, vamos falar um pouco da efetividade e eficácia.

A taxa que avalia a eficácia e efetividade de um método anticoncepcional é chamada de índice de Pearl. Ele classifica o uso de cada tipo de método anticoncepcional: pílula, injetável, barreira como preservativo, coito interrompido e tabelinha. No caso do coito interrompido, se você usar ele perfeitamente, a chance de engravidar é quatro porcento. Não é um índice alto, mas é bem importante ressaltar que, se comparado com outros anticoncepcionais como o injetável e o anticoncepcional oral, que têm uma taxa de erro de 02 a 03 por cento, o coito interrompido tem 40 vezes mais chances de falhar.

Então, se o método é tão ruim, por que ainda tem gente que usa ele? Um dos motivos pode ser pela própria religião da pessoa. Alguns tipos de religiões não permitem que a pessoa use outro método anticoncepcional. Outro motivo é que a sensação de prazer por ter um contato maior com a parceira não tem um método de barreira, como o preservativo, que impeça essa sensação de estar mais próximo da pessoa. Enfim, se você se sente à vontade usando esse método, não há problema. Mas é importante lembrar que o coito interrompido não é um método efetivo ou de alta proteção para anticoncepção.

E, por fim, quais os problemas que o coito interrompido pode trazer ao casal a curto e longo prazo? Primeiro, ele não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes e AIDS. Segundo, pode gerar ansiedade para o casal, já que ele não vai ejacul ar dentro da vagina da mulher e vai ter que tirar antes. Terceiro, como o homem está lá tendo aquela relação para que ela seja mais duradoura e satisfatória para ambos os parceiros, ele fica às vezes pensando em outra coisa. A longo prazo, isso pode desencadear uma disfunção erétil emocional no parceiro de vida.

Esse foi o meu vídeo sobre coito interrompido. Espero que vocês tenham gostado. Se vocês gostaram, deixem o like no canal e não se esqueçam de se inscrever. Se você tem alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que eu vou tentar responder. Toda semana vou trazer um conteúdo novo sobre saúde da mulher para nós discutirmos.

Fonte: É VERDADE ? COITO INTERROMPIDO engravida mesmo? por Dr Pedro Caron