Pular para o conteúdo

Codeína: Entenda como essa substância age no organismo

Codeína – Tudo o que você precisa saber

A codeína é uma medicação obtida a partir da morfina, mais especificamente um derivado sintético da morfina. Consequentemente, ela também é da mesma classe farmacológica conhecida como analgésicos opioides. Esse tipo de medicação atua nas vias de transmissão e modulação da dor do nosso corpo. É importante lembrar que a codeína é uma medicação de controle especial e precisa de receita médica.

Indicações

  • Controle de dor
  • Controle de tosse

É importante ter especial atenção ao utilizar esse tipo de remédio em pacientes epiléticos e pacientes que têm cirurgias abdominais, especialmente se essas cirurgias são recentes.

Doses

As apresentações são em comprimidos de 30 a 60 mg e a dose pode ser utilizada a cada 4, 6, 8 ou 12 horas, respeitando o limite de até 360 mg por dia. É importante lembrar que em pacientes idosos, devido ao metabolismo mais lento, devem ser utilizadas doses menores e com intervalos maiores.

Efeitos colaterais

  • Náuseas
  • Tonturas
  • Sonolência
  • Aumento do suor
  • Constipação intestinal
  • Falta de ar leve (raro)
  • Reações alérgicas (raro)
  • Depressão respiratória (doses mais altas)

É importante lembrar que esse remédio pode aumentar o efeito sedativo de quase todas as medicações tarja preta e também não pode ser utilizado junto com bebidas alcoólicas.

A codeína pode inibir o estímulo de tosse, o que pode ser utilizado como um efeito terapêutico para quadros de tosse crônica, mas isso somente com indicação médica.

A dependência física e mental da medicação pode ocorrer quando se utiliza doses altas e por um tempo prolongado. Nesses casos, o paciente pode sentir aumento da ansiedade, tremores, dores abdominais, náuseas, vômitos, nariz escorrendo e até delírios. Isso tudo acontece quando se para a medicação e melhora quando se retorna com a medicação. Por isso, é importante tomar muito cuidado com o uso prolongado e em doses altas da codeína.

Em casos de superdosagem, o antídoto é o mesmo da morfina, conhecido como naloxone. Por isso, em casos de intoxicação por codeína, é necessário procurar a emergência médica.

Vale lembrar que esse remédio não é permitido na gestação e também em mulheres que estão amamentando. É uma medicação da classe C da tabela de substâncias que não são permitidas na gestação.

Não se esqueça de compartilhar esse vídeo e de se inscrever no canal e deixar seu like. Deixe um comentário aqui nesse vídeo. Um grande abraço e até os próximos vídeos!

Fonte
codeina como funciona? por MedTV – DrJulioMassao