Pular para o conteúdo

Clube da Plástica: Diuréticos pós-cirurgia para prevenir edema

Clube da Plástica: Uso de Diuréticos

Olá amigos do Clube da Plástica,

Como vocês sabem, o inchaço é comum após uma cirurgia plástica. Os edemas ocorrem devido ao trauma cirúrgico, que causa inflamação e inchaço. Alguns pacientes podem se recuperar rapidamente, enquanto outros podem demorar até seis meses a um ano para recuperar completamente. Existem várias medidas que podem ser tomadas no pós-operatório para tentar diminuir o inchaço, como drenagens linfáticas, uso de malhas compressivas, alimentação adequada e ingestão de líquidos.

No entanto, muitos pacientes ainda perguntam se podem tomar diuréticos. Os diuréticos são medicações que aumentam a excreção de água pelos rins, como o Lasix e a hidroclorotiazida. O raciocínio é que, se o paciente está inchado e o corpo precisa eliminar a água, por que não tomar um diurético para ajudar? No entanto, o uso de diuréticos não é recomendado no pós-operatório.

  • Os diuréticos não alcançam completamente o local em que queremos eliminar o líquido;
  • O edema gerado pela cirurgia não está dentro dos vasos sanguíneos, mas sim nos tecidos e gordura;
  • Em alguns casos, o uso de diuréticos pode ser perigoso e causar queda da pressão arterial e perda de eletrólitos importantes.

Portanto, nunca inicie a medicação sem orientação médica, pois pode ser extremamente prejudicial. Em alguns casos especiais, o médico pode prescrever o diurético, mas sempre com supervisão e cuidado.

Espero que tenham gostado do vídeo e até a próxima!

Fonte
Clube da Plástica: Tomar diurético após a cirurgia ajuda a evitar o edema? por Clube da Plástica