Pular para o conteúdo

Classificação de Fraturas na Fisioterapia Ortopédica.


Olá pessoal, bem-vindos ao meu canal! Hoje vou falar sobre a classificação das fraturas e dar uma mini revisão sobre isso. Não vamos nos estender muito no assunto, pois existem vários tipos de classificação e nomes para as fraturas. Hoje vamos nos concentrar apenas na classificação anatômica das fraturas.
Quanto à continuidade da pele, existem dois tipos de classificação: fechada ou aberta, também chamada de exposta. Nas fraturas fechadas não há dano externo à pele, enquanto na fratura aberta ou exposta há danos extensos aos vasos sanguíneos.
Quanto ao alinhamento, as fraturas podem ser com desvio ou sem desvio. Na fratura com desvio, podemos notar uma separação ou desvio dos fragmentos ósseos, enquanto na fratura sem desvio os fragmentos permanecem unidos.
Em relação à extensão da fratura, ela pode ser completa ou incompleta. Na fratura completa há uma separação entre os fragmentos ósseos, enquanto na incompleta eles permanecem unidos.
Já em relação aos tipos de traço da fratura, podemos ter: transversal, longitudinal, oblíqua, espiral e impactada. A fratura impactada ocorre quando um fragmento do osso entra dentro do outro, como se o osso não aguentasse o impacto.
É importante lembrar que, na prática clínica, o fisioterapeuta deve avaliar a fratura após a cirurgia para observar a cicatrização. O exame complementar mais adequado é a radiografia convencional.
Espero que tenham gostado dessa vídeo aula sobre a classificação das fraturas. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber mais conteúdos como este.
Fonte: Fisioterapia Ortopédica – Classificação das Fraturas por Fisioterapia Para Concursos