Pular para o conteúdo

Cisto sebáceo no couro cabeludo: causas, sintomas e tratamentos

Neste vídeo, vamos falar sobre cistosebáceo no couro cabeludo. A sugestão de vídeo foi da Vanessa Guimarães. Ela enviou ao doutor a seguinte questão: Quando retirado no couro cabeludo, volta a nascer cabelo na região entre os fios? Isso foi retirado, então, o cistosebáceo é um tipo de lesão benigna em que formam uma cavidade composta por dentro dela. Percebo é como se o polo obstrui-se e acumular-se sendo naquela região e na maioria dos pacientes é o benigno que cresce muito lentamente e pode nem incomodar a pessoa. Pode conviver com ele sem nenhum prejuízo, mas em algumas regiões, como no couro cabeludo, que é uma região comum de desenvolver um cisto sebáceo, ele pode incomodar porque pode continuar crescendo toda vez que o paciente passa um pente ou escova no cabelo ou até passar a mão. Senti aquele caroço e em homens, ele pode se tornar visível que o cabelo é mais curto e acaba incomodando esteticamente ou quando a pessoa deita no travesseiro, quando ele é a região mais posterior pode me incomodar por conta da pressão. Essas são as indicações de realizar tratamento, como quando ele causa sintomas com ele e também quando ele inflama infecciona e forma pus, também é outra das indicações de cirurgias.

Em relação ao crescer cabelo em nosso couro cabeludo, toda vez que você tem um corte e tem uma lesão no local da cicatriz, não vai crescer cabelo. Então, para remover um cisto sebáceo, é preciso fazer um corte e na linha do corte, não vai crescer cabelo. Aí, depois que remove a lesão, o cabelo que estava em por cima, em geral, volta a crescer. E se for indicado a cirurgia, é porque já tinha uma lesão com o tamanho considerável. O mais importante realmente é tirar. Outro ponto importante é que, às vezes, uma lesão do couro cabeludo não é o cisto sebáceo. Podem ser outros tipos de tumores, às vezes, até tipos de câncer que podem dar mais trabalho de tratar. Então, só dá para saber se realmente é um cisto sebáceo ou não a lesão benigna fazendo a biópsia e depois de operar.

Então, você tira a lesão. Em geral, a forma correta não é estourando e tirar é separado porque isso aumenta a chance de você deixar uma parte da cápsula lá naquela região e você fazer uma cirurgia removendo a lesão por inteiro e enviando essa lesão para biópsia para que tem o estudo histopatológico para que a gente saiba realmente era maligno ou benigno e que saiba que se foi removido por inteiro ou não para avaliar as margens, pois, às vezes, pode ser um câncer e o principal tratamento do câncer é a cirurgia resolvendo a lesão por inteiro.

Então, não fique guardando esse tipo de lesão. Se você tem um cisto considerável, pelo menos maior do que um centímetro que 2cm, procure um cirurgião geral, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião plástico. Alguns dermatologistas fazem a cirurgia quando a lesão é pequena. Quando ela é maior, o ideal é procurar mesmo cirurgião que tem treinamento em cirurgia e de preferência o cirurgião de cabeça e pescoço que é tentar mais habilitado para tratar esse tipo de tumor nessaregião no couro cabeludo.

Às vezes, o paciente tem medo das consequências ou até medo de não crescer cabelo naquela região e vai guardando um tumor cada vez. O que vai ser cada vez mais difícil de tratar e o corte vai ficar maior e a região que não vai crescer cabelo vai ser maior. Então, o ideal é resolver cedo para não deixar o problema progredir, mas saiba que na maioria dos pacientes, têm uma cirurgia muito tranquila, cirurgia de 15 a 20 minutos quando a anestesia local. Você não sente nada, rapidamente termina e vai para casa. Se recupera bem em geral, dá tudo certo e é bem tranquilo.

Espero ter ajudado com esse vídeo. Se você gostou, clique no “gostei” no joinha. Isso me ajuda muito a crescer aqui no YouTube. Quanto mais joinha eu recebo, mais ele vai mostrar para mais pessoas e quanto mais o canal cresce, mais eu posso me disponibilizar a gravar mais vídeos de ajudar mais pessoas. Então, clique no gostei, comente aqui nos comentários, deixe o seu relato em relação a essas doenças ou a sua dúvida, quem sabe eu transformar a sua dúvida em outro vídeo. Se inscreva no canal, ative as notificações e também assista os outros vídeos que eu tenho aqui sobre esse tema. Forte abraço e até o próximo vídeo. Valeu!

Fonte: Cisto sebáceo em couro cabeludo por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço