Pular para o conteúdo

Cisto Renal: Classificação Bosniaq para câncer ou benigno. Conheça


O cisto renal, na maioria das vezes, não é nada. São estruturas benignas de causa desconhecida que surgem aleatoriamente em um ou nos dois rins. Eles são como moinhos de água, são bolhas aquosas que surgem aleatoriamente e não causam sintomas na maioria das vezes. No entanto, se o cisto renal for muito grande e provocar a compressão de alguma estrutura natural ou ainda tiver alguma característica anormal, é necessário procurar um médico.
Quando o cisto renal surge, normalmente é diagnosticado por acaso, como um achado casual de exame. Geralmente isso é detectado em um ultrassom de abdômen feito como check-up. Mas quando é que devemos nos preocupar com os cistos? Primeiramente, se na ultrassom aparecer a presença de um ou dois, ou até três cistos e eles apresentarem conteúdo anecóico ou de conteúdo acoso de forma regular, ou seja, uma bolinha bem certinha, significa que é um cisto benigno e nesse caso, devemos apenas fazer uma monitorização periódica com ultrassom de abdômen ou com ultrassom de rins e vias urinárias.
Devemos nos preocupar quando esses cistos apresentam algum tipo de anomalia, ou seja, quando eles não são simplesmente uma bolinha de água. Por exemplo, quando eles têm uma calcificação ou alguma outra situação. Nesse caso, é indicada uma complementação diagnóstica com outro exame chamado tomografia de abdômen. A probabilidade de um cisto ser benigno ou maligno pode ser predita com muita precisão graças à classificação de Bosniak.
Bosniak foi o criador da primeira sociedade americana de Radiologia abdominal e criou a classificação de Bosniak para cistos renais. Essa classificação descreve características dos cistos e vai de 1 até 4, do mais benigno ao mais maligno. Graças a essa classificação, hoje em dia conseguimos predizer com muita precisão qual é a probabilidade de um cisto ser benigno ou maligno.
O cisto Bosniak 1 é o mais simples de todos, equivale a uma bolinha de água e a probabilidade de malignidade é próxima de zero por cento, ou seja, quase nenhuma chance de ser um câncer. O Bolsinho aqui 2 é um cisto que tem alguns septos, algumas pequenas calcificações ou ainda é um cisto que é mais esperto que o habitual, porém até 3cm de tamanho. A probabilidade de malignidade também é próxima de zero por cento.
O cisto Bosniak 3 já é um cisto que preocupa um pouquinho mais, com menos de 10% de chance de ter alguma malignidade. Esse é um cisto que já tem algumas alterações um pouco mais preocupantes, como multisseptados e algumas calcificações mais visíveis.
Por fim, o cisto Bosniak 4 tem características radiológicas muito parecidas com o cisto Bosniak 3, porém, provavelmente apresenta uma massa sólida junto à parede ou ao septo dos cistos. Na maioria das vezes, a cirurgia está sempre indicada. Em alguns casos, a lesão pode ser parcial, ou seja, tirar apenas um pedaço do rim.
Mesmo se tratando de um tumor maligno, na maioria das vezes, a nefrectomia parcial ou radical representa a cura da doença, desde que não haja metástases ou invasão da cápsula renal. É importante lembrar que o cisto renal pode ser comparado a pintinhas na pele que vão surgindo ao longo da vida. Todo mundo, à medida que envelhece, vai apresentando manchinhas na pele, sinais e marcas do tempo sobre a pele, e nos rins, o tempo nos marca, formando cistos.
Então, se você fez um exame de ultrassom e apareceu a presença de um ou mais cistos, fique tranquilo. Não se preocupe se for um cisto benigno, apenas monitore-o radiologicamente de tempo em tempo. Se o cisto for maligno, a nefrectomia pode garantir a cura da doença.
Fonte: CISTO Renal: Quando é CÂNCER ou é BENIGNO ? Conheça a Classificação BOSNIAK ! por Nefrologista