Pular para o conteúdo

Cisto pilonidal: complicações e tratamentos com Dr. Marcelo Werneck


Olá pessoal,
Hoje vou falar sobre as principais complicações do Cisto Pilonidal. Seu médico, Marcelo Werneck, está aqui para lhe explicar tudo sobre o assunto.
Para aqueles que ainda não sabem o que é o cisto, assista a esse vídeo: .
As principais complicações do Cisto Pilonidal são três:
1. Desconforto: a região fica às vezes enxada no orçamento no dia a dia, especialmente quando a pessoa senta em cima e toca a região. Isso pode causar um desconforto contínuo e é a principal indicação para trataremos o cisto.
2. Abscesso: nada mais é do que uma bola de pus que acontece na região. O cisto pilonidal tem orifícios, como eu falei em outro vídeo , por onde fica sempre uma drenagem. Em alguns casos, aquele pus pode estancar em pequenos orifícios, que acabam ficando inflamados. Essa inflamação pode levar a uma infecção local importante, causando vermelhidão, inchaço, calor, e até mesmo febre. O tratamento é a drenagem através de um orifício feito cirurgicamente.
3. Sangramento: o tecido de granulação (tecido amolecido que fica ali) é frágil e qualquer trauma pode causar sangramento. Normalmente, é um sangramento autolimitado que não precisa de nenhum tratamento específico. Basta evitar trauma na região.
Os vídeos futuros irão falar sobre as complicações da cirurgia do cisto pilonidal, bem como as técnicas cirúrgicas disponíveis. Se você ainda não está inscrito no canal, inscreva-se agora e compartilhe esse vídeo com quem precisa.
Fonte: Complicações do cisto pilonidal | Dr. Marcelo Werneck por Dr. Marcelo Werneck