Pular para o conteúdo

Cisto no ovário: possíveis confusões com a gravidez

Cisto no ovário ou gravidez: saiba como diferenciar

Olá! Seja bem-vindo ao Bora Viver Bem. Hoje nós vamos falar sobre cisto no ovário e gravidez e como diferenciá-los. Fique conosco e acompanhe essas dicas.

O que é cisto no ovário?

O cisto no ovário, também conhecido como cisto ovariano, é uma bolsa que se forma dentro ou em volta do ovário, sendo um acúmulo de líquido que pode provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou até mesmo dificuldade para engravidar. Geralmente, é uma lesão benigna e é apenas uma concentração de líquidos em certos tecidos. No entanto, em raros casos de tumores malignos, pode ter aparência semelhante aos de um cisto. Por isso, uma análise cuidadosa da lesão é sempre fundamental.

Quem tem cisto no ovário pode engravidar. Ao contrário do que se pensa, a mulher pode conceber, mesmo que sinta dificuldades em função das modificações hormonais produzidas pelo cisto no ovário. De acordo com os médicos, com tratamento, tende a ocorrer uma normalização da superfície dos ovários e esses estudos irão reduzir ou acabar e irá continuar o seu ritmo hormonal normal podendo conceber no momento em que quiser, sem dificuldade.

Ele pode ser confundido com gravidez. É possível que um cisto no ovário possa estar junto com uma gestação. A razão para isso ocorre é porque os cistos são capazes de provocar sinais semelhantes ao de uma gestação, como mal-estar, náuseas, abdome fechado e até mesmo realizar com que o teste de gravidez dê um resultado positivo. Isso ocorre por causa da existência de hormônios que provocam esse resultado duvidoso. Entretanto, a comportamento de caracterizar os estudos vários magistrados são que será apurado em seguida.

Como diferenciar os sintomas de cisto no ovário e gravidez?

Para diferenciar os sintomas de cisto no ovário e gravidez, fique atento aos detalhes. O cisto no ovário causa uma dor na região pélvica e também no abdome inferior. Essa dor aumenta quando o abdome está cheio, como quando você está de barriga cheia. Essa percepção de dor acontece de maneira contínua e é mais notada quando a mulher se movimenta. Outro sinal alusivo ao cisto no ovário é a ocorrência de sangramento vaginal, o que não é comum no início de uma gestação. Além disso, ter uma percepção de peso na região pélvica ou dores durante a relação sexual também são indícios de cisto no ovário.

Como tratar cisto no ovário?

O tratamento para cisto no ovário é realizado pelo ginecologista e, dependendo da dimensão do cisto, da sua maneira, dos sinais e da idade da mulher, na maioria dos casos, o cisto no ovário desaparece por si mesmo, não necessitando de tratamento. Por isso, o médico pode aconselhar somente uma vigilância legítima dos ovários, uma acompanhamento por meio de ultra-som e exame de sangue para avaliar a evolução do cisto.

Obrigado! Esse foi um vídeo breve com algumas dicas. Se você quer conhecer mais, clique no link para acessar nosso blog. Lá tem mais informações. Eu espero que você tenha gostado das dicas. Convidamos também você a deixar o seu like e se inscrever no canal, isso vai ajudar muito. Abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Cisto no Ovário Pode ser Confundido com Gravidez ? *LEIA A DESCRIÇÃO* por Bora Viver Bem