Pular para o conteúdo

Cisto de menisco: causas, sintomas e tratamentos no joelho


Olá, sou o doutor Nicodemos Usuais Trago e hoje trago para vocês mais um vídeo do meu canal sobre problemas no joelho. E hoje vou falar sobre um problema muito comum na prática clínica que os pais/clientes dos pacientes têm muita dúvida no consultório, que é o cisto de menisco. Se na sua ressonância já apareceu essa alteração que o que fica escuro ao redor do menisco ou se estuda bem escuro, então isso é uma dúvida que muitos pacientes me perguntam e eu vou esclarecer para vocês nesta aula.
Em relação aos estudos do menisco, a primeira coisa que vocês precisam saber é que o menisco são os ministros. Então, é isso que eu vou mostrar para vocês agora nesta imagem.
Imagem de Menisco
O cisto de menisco aparece ao lado dessa estrutura que nós chamamos de menisco. Temos dois meniscos, o menisco lateral e o menisco medial. O lateral parece uma rodinha e tem um formato de uma semi-lua. Já o medial tem um formato mais aberto.
Normalmente, ele apresenta esse formato, mas às vezes tem uma lesão ou algum problema que o modifique e isso pode acontecer tanto na lateral quanto na medial.
Em relação ao cisto de menisco, ele é uma formação que parece uma bolsa, uma bolsinha que fica ao redor do menisco. Ele tem geralmente uma alteração, pode ter uma lesão ou um processo inflamatório. Geralmente ocorre por lesão no menisco ou traumática por algum trauma no esporte ou no dia a dia, ou degenerativa. Às vezes, é porque ele está gasto e esse líquido que está dentro da articulação do joelho passa através da lesão do menisco e se acumula na bolsa ao lado do menisco, como vou mostrar pra vocês nesta imagem.
Imagem de Cisto do Menisco
Em relação aos sintomas do cisto de menisco, temos sintomas relacionados à lesão do menisco propriamente dita, como a dor, o estalido que o joelho começa a instalar, às vezes, bloqueio na articulação. A articulação pode ficar bloqueada com o movimento e um sinal muito característico no joelho é a formação de uma bolinha ao lado do joelho, que é realmente devido à formação do cisto que expande a pele.
Em relação ao diagnóstico, temos dois exames principais: a ultrassonografia e a ressonância magnética. Mas eu considero a ressonância magnética a coisa mais eficaz para você chegar ao diagnóstico, pois ela mostra não só a presença do cisto, mas vai mostrar se há lesão no menisco, tem como avaliar como está a cartilagem do joelho e outras alterações que tenham no joelho também.
O tratamento do cisto de menisco, na maioria das vezes, é conservador e não cirúrgico, pois muitas lesões no menisco não apresentam uma lesão característica que necessitem de um procedimento cirúrgico. Mas em muitos casos também, nos casos mais avançados, em que há uma lesão maior, e o cisto é muito grande, muitas vezes é necessário fazer algum procedimento cirúrgico.
Normalmente, o procedimento cirúrgico é realizado através da artroscopia. A cirurgia faz alguns furinhos no joelho, não abre o joelho todo, e com uma câmera de vídeo, é possível olhar o joelho todo por dentro e inserir pinças dentro da articulação que vão corrigir a lesão no menisco. A lesão pode ser suturada, ou pode ser também retirada daquela lesão, ou o cisto, no momento da cirurgia.
Espero que tenham gostado do vídeo sobre cisto de menisco e que tenha esclarecido algumas dúvidas. Caso tenham gostado, não esqueçam de dar o like, se inscreverem no canal e para receber atualizações periódicas, também visitem o site www.podemosexplorar.com.br, minha página no Facebook, o perfil do Instagram. Até o próximo vídeo e espero que estejam gostando do meu canal.
Fonte: Cisto de menisco em joelho por Dr. Nicodemos Vaz