Pular para o conteúdo

Cistite: Causas, Sintomas e Tratamentos eficazes.


Amigo internauta, vamos falar um pouquinho hoje sobre um fenômeno muito comum na mulher, chamado cistite.
O que é cistite?
A cistite é um dos tipos de infecção do trato urinário mais comuns na mulher e quase inexistente no homem. Ela é um processo inflamatório da bexiga, causado na maioria das vezes por uma bactéria. Essa bactéria causa uma proliferação, uma inflamação na mucosa da bexiga, levando a sintomas como dor ao urinar, urgência miccional, sensação de peso na parte baixa, e às vezes, acoplado a um pouquinho de febre, mas, na maioria das vezes, sem febre.
Por que é tão comum na mulher?
A cistite é muito comum na mulher por uma série de motivos anatômicos. O tamanho da uretra feminina, que é o canal que vai da bexiga para o exterior, é muito pequeno, diferente do homem, que tem uma uretra longa. Isso tudo propicia o contato da uretra com a cavidade genital, com a vulva e com a vagina feminina. Isso propicia um aumento da quantidade de proliferação bacteriana nessa região. A mulher, quando começa a ter sua vida sexual ativa, na idade fértil da adolescência até a idade da terceira idade, aumenta muito a incidência desse tipo de quadro.
Existem pessoas do sexo feminino que sofrem muito com cistite, tendo incidência de repetição. Existem várias opções terapêuticas, vários métodos, diversas maneiras de se tentar evitar que a cistite ocorra.
A dica é a palavra
“Cistite” é uma palavra muito vulgarizada, a mulher fala que existe toda hora, “faço isso, faço aquilo, tomo chá”. Não se sabe por que não se consulta com um ginecologista ou com um clínico geral. Deve sim fazer o exame de urina tipo I, urocultura, caracterizar essa cistite, ver qual germe que causou e ver qual antibiótico que vai funcionar com o tratamento dessa assistência e tratá-la de maneira adequada para evitar que isso ocorra novamente ou mesmo evitar que essa bactéria suba pelo trato urinário até os rins e se transforme no que chamamos de pielonefrite, que é a infecção bacteriana do próprio rim e sim, com muita febre, com hipotensão, calafrios, toxemia. Isso leva a um maior comprometimento do organismo da mulher ou do homem portador do problema.
Portanto, quando se fala em cistite, é um quadro simples, existem várias maneiras de se tratar, várias dicas para evitar a recorrência, enfim, boas orientações do médico evitam a recorrência da cistite.
A mulher principalmente tem que consultar seu médico toda vez que tem sintomatologia de cistite. Eu vejo muitos casos que começam com uma cistite, a paciente negligencia o fato e depois acaba procurando o médico em um pronto-socorro com febre alta e sinais de acessos dentro do parênquima renal, que é a apelo nefrite, isso torna o quadro mais grave.
Em resumo, a cistite é um quadro simples, mas merece tratamento. Se não tratá-la corretamente, corre o risco de ter uma infecção mais grave.
Fonte: Cistite por cfs silva