Pular para o conteúdo

Cirurgia para Refluxo: Quando é o Momento Certo?

Indicações de cirurgia para o refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo é causada por complicações decorrentes do refluxo do ácido gástrico em direção ao esôfago. Existem diversas formas de tratar essa doença. Basicamente, existem medicamentos que suprimem a produção de ácido, evitando assim os efeitos do ácido sobre o esôfago, mas não evitam propriamente o refluxo em si. Existem também tratamentos que visam a prevenir que esse refluxo aconteça. Normalmente, esse tipo de tratamento é cirúrgico e tem como objetivo reconstituir a válvula que deveria evitar que esse refluxo acontecesse.

Quem tem indicação de fazer um tratamento cirúrgico para a doença do refluxo?

Virtualmente, todo paciente com refluxo é um potencial candidato. A maioria dos estudos que compararam tratamento clínico com tratamento cirúrgico para refluxo compararam grupos de pacientes sem nenhuma característica especial e ambos os tratamentos apresentaram resultados bastante semelhantes. Mas qual grupo de pacientes teria o benefício adicional de ser submetido a cirurgia para refluxo?

Na visão dos cirurgiões especialistas no assunto, são pacientes que têm uma doença mais progressiva, ou seja, pacientes que vêm sendo dependentes de medicamentos para ter uma boa qualidade de vida, e ao longo dos anos, precisam de doses cada vez maiores desses medicamentos. São pacientes que já têm alguma complicação grave relacionada ao refluxo, como o esôfago de Barrett, o qual é difícil de cicatrizar. São pacientes que não têm uma boa qualidade de vida mesmo com o uso adequado da medicação, nem tendo muitos sintomas de azia ou sintomas respiratórios de refluxo como a tosse, laringite crônica, entre outros. São pacientes mais jovens e que têm uma expectativa de vida ainda muito grande, mas que terão que usar a medicação com uma chance de progredindo também de dose ao longo da vida. E são pacientes que têm um defeito anatômico bem estabelecido, como uma hérnia de hiato ou um esfíncter esofágico que funciona defeituosamente. Esses também são pacientes que merecem uma avaliação e podem se beneficiar do tratamento cirúrgico para refluxo.

Se você tem doença do refluxo e gostaria de saber mais sobre o tratamento, procure seu gastrologista ou seu cirurgião para se informar mais.

Fonte: Quando fazer a cirurgia do Refluxo? por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo