Pular para o conteúdo

Cirurgia de Endometriose: Dicas para cuidados pré e pós-operatórios.


Olá meninas!
Eu sou o Dr. Alexandre Brandão, diretor médico do Instituto de Endometriose de Brasília. Hoje nós vamos conversar sobre os cuidados peri-operatórios da endometriose. Como nós sabemos, é uma patologia que leva inúmeras pacientes à cirurgia, e muitas vezes pode ser de grande porte. Por isso, nós temos que ter diversos cuidados especiais, antes da cirurgia, durante a internação hospitalar e no pós-operatório em casa.
No Instituto de Endometriose, temos um protocolo em que as pacientes vêm para consulta para receber essas orientações. Nós fazemos a marcação da cirurgia, entregamos as orientações por escrito para elas e fazemos essa consulta junto com a enfermagem, que vai explicar para as pacientes todos os pontos que podem ter de dúvidas durante todo esse processo pré, intra e pós-operatório.
Agora, vamos falar sobre os cuidados pré-operatórios. É muito importante fazer a consulta para anestesista no dia anterior, fazer um preparo intestinal e ter uma alimentação saudável com alimentos com pouco resíduos, alimentos laxativos e alimentos anti-inflamatórios. Também é muito importante adquirir uma meia sete oitavos ou de tronco de média compressão para poder evitar trombose. Essa meia será utilizada em toda a internação e no pós-operatório.
Jejum de alimentos sólidos de 8 horas antes da cirurgia e de duas horas de líquido, faltando duas horas para cirurgia. É muito importante a paciente ingerir meia garrafa de Gatorade para evitar desidratação e a hipoglicemia. A paciente precisa chegar no hospital com duas horas de antecedência da cirurgia para realizar as operações burocráticas e preparar-se para a cirurgia.
O acompanhante é muito importante em todo o processo cirúrgico. Ele deve acompanhar a paciente e dar suporte em todo o processo, ajudando a paciente nos dias de pós-operatório a levantar, caminhar e passar por essa etapa que pode ser difícil.
Na sequência, vamos falar sobre os cuidados intraoperatórios. Dentro do centro cirúrgico, quando a paciente entra em anestesia, geralmente é feita a raquianestesia, mas a anestesia geral também pode ser feita. A paciente recebe um acesso venoso onde as medicações serão administradas. Será realizada também a passagem da sonda vesical de demora. Essa sonda estará lá para drenar toda a urina, mantendo sempre a bexiga vazia durante toda a cirurgia.
Geralmente, a sonda é retirada no primeiro dia após a cirurgia, quando o efeito da anestesia passar. Ao final da cirurgia, nós entramos em contato com o acompanhante da paciente para informar sobre o procedimento. Então, esse seria os pontos principais do nosso intraoperatório.
Agora, vamos falar sobre o pós-operatório. A paciente fica duas horas na sala de recuperação e, depois, é encaminhada para o quarto. Nesse momento, começam os cuidados pós-operatórios. No dia seguinte da cirurgia, a paciente recebe uma visita da nossa técnica de enfermagem, que irá retirar a sonda, ajudá-la a levantar, tomar um banho e tomar o café da manhã. Além disso, ela vai passar algumas orientações.
Antes do banho, a sonda vesical é retirada. Nesse momento, é muito importante aumentar a ingestão de água, trabalhando a atividade da bexiga após a retirada da sonda. É importante também a paciente caminhar bastante após a primeira alimentação, beber bastante água e se alimentar bem para diminuir o risco de trombose.
A utilização da meia sete oitavos é muito importante até o 15º dia pós-operatório. Nesse dia, a paciente ainda poderá receber a visita da nossa equipe para receber mais algumas orientações. Também irá receber a visita do seu cirurgião em casa. É muito importante manter a alimentação do pré-operatório, andar, beber bastante água, utilizar a meia até o retorno com o médico no consultório.
Estes são os principais cuidados que realizamos pré, intra e pós-operatórios. Não esqueçam de curtir nosso vídeo, comentar e se inscrever no nosso canal.
Fonte: CIRURGIA DE ENDOMETRIOSE: Cuidados Pré e Pós-Operatórios! por ELA Endometriose