Pular para o conteúdo

Cirurgia de cálculo renal por ureteroscopia.

Está com uma pedra presa no canal? Eu vou te explicar como é feito a cirurgia para retirar essa pedra.

A ureterolitíase é quando a pedra que estava no rim desce para o canal e fica enroscada, causando uma obstrução na passagem da urina e consequentemente uma crise de cólica renal.

Quando isso acontece alguns pacientes devem ser submetidos ao tratamento cirúrgico e essas indicações de tratamento cirúrgico eu já falei em outro vídeo aqui no canal que eu vou deixar o link na descrição aqui embaixo para você poder acessar e assistir.

A retirada da pedra se chama ureterolitotripsia com a passagem de um cateter duplo J. É um procedimento que é feito sob anestesia, que pode ser tanto anestesia geral quanto raquianestesia que aquela anestesia que é feita nas costas do paciente, a mesma da cesárea.

Após a anestesia a gente entra com o aparelho, com uma câmera na ponta, pelo canal do xixi. A gente faz o caminho ao contrário da urina. Então a gente passa pela uretra, bexiga e aí a gente chega no canal onde a pedra está enroscada.

A partir do momento que a gente chega na pedra, a gente identifica ela, quebra a pedra e com o uso do laser e aí já gera-se alguns fragmentos. Esses fragmentos são retirados com uma cesta e aí libera se novamente o fluxo da urina.

Depois de retirada a pedra, ali onde a pedra ficou enroscada o canal fica muito machucado, Então se a gente não fizer nada esse canal vai inchar e vai fechar novamente gerando uma nova crise de cólica renal. Para isso não acontecer nós passamos o cateter duplo j.

O cateter duplo J tem a função de evitar que esse inchaço feche o canal, evitando uma crise de cólica renal depois de retirar a pedra e ele também ajuda a drenar a urina que ficou presa e ajuda no processo de cicatrização.

Os sintomas que o cateter duplo J causa eu também falei no outro vídeo aqui do canal que eu vou deixar também aqui embaixo na descrição para você poder assistir. Esse cateter fica em torno de 7 a 15 dias, a gente decide no intraoperatório quanto tempo esse cateter deve ficar porque vai depender de quão machucado tava o canal. Se ficou menos machucado esse cateter vai ficar menos tempo, se ficou mais machucado esse cateter vai ter que ficar mais tempo.

O pós-operatório é muito tranquilo, geralmente o paciente pode até embora no mesmo dia do hospital. Nós recomendamos não fazer atividade física, não pegar peso e não ter relações enquanto estiver com o cateter duplo J. É recomendado beber bastante líquido, pelo menos 2 a 3 litros de água por dia e evitar refeições muito copiosas para evitar algum desconforto gástrico e vômitos no pós-operatório.

Tá certo? Se você ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários que eu respondo para você, eu sou Doutor Tiago e até o próximo vídeo!

Fonte: Cirurgia de PEDRA nos Rins Pelo Canal da Uretra. por Dr. Tiago Guirro – Urologista